A PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE EM REVISTAS DIRIGIDAS A FARMÁCIAS E DROGARIAS

Roberta Olmo Pinheiro, Cristiana Schmidt de Magalhães, Gilberto Marcelo Sperandio da Silva

Resumo


A promoção comercial de medicamentos refere-se a todas “as atividades informativas e de persuasão que realizam os produtores de medicamentos, a fim de induzir a prescrição, a provisão, a aquisição ou a utilização de medicamentos” (SOBRAVIME, 2001). As formas de promoção são variadas: publicidade em revistas especializadas ou em outras publicações, incluindo jornais, folhetos (para o público e profissionais), incentivos econômicos, financiamento de reunião de profissionais e auspício de associações de pacientes ou organizações científicas (SOBRAVIME, 2001, BARROS, 1995). Em 1981, a Federação Intercontinental das Indústrias de Medicamentos publicou o Código de Comercialização de Produtos Farmacêuticos, que, ao ser atualizado, em 1994, levou em conta os Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos, aprovados pela Assembléia Mundial de Saúde, em 1988, um corpo de normas que trata de diferentes e relevantes aspectos da mercadizaçãode produtos farmacêuticos (OMS, 1988; SOBRAVIME, 2001). Em 30 de novembro de 2000, a Agência Nacional de VigilânciaSanitária (Anvisa) publicou a Resolução de Diretoria Colegiada(RDC) 102 (BRASIL, 2000).

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