SEGURANÇA DO PACIENTE: REPRESENTAÇÃO SOCIAL PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM ÂMBITO HOSPITALAR

Maria da Glória Nascimento Atanázio, Ana Isa Dantas de Medeiros, Kelienny de Meneses Sousa, Zenewton André da Silva Gama, Almária Mariz Batista

Resumo


A cultura de segurança do paciente em hospitais tem sido avaliada no Brasil com uma abordagem quantitativa a partir de questionários traduzidos de outros países, porém é necessária uma abordagem qualitativa complementar em busca de itens e dimensões peculiares do contexto nacional. Com o objetivo de apreender a representação social da cultura de segurança do paciente no âmbito hospitalar brasileiro, foi realizada uma análise de conteúdo das respostas de profissionais a uma pergunta aberta em um questionário anteriormente validado. Para análise dos dados, foi utilizado o ALCESTE, que realiza análise léxica de um conjunto de dados textuais, gerando dados e classes, que devem ser interpretados à luz do questionamento inicial. As 3 classes geradas foram infraestrutura, erros e subnotificação e processos de trabalho. Os resultados apontaram para os principais problemas e deficiências presentes nessas instituições, na visão do profissional, que abrangem desde questões gerenciais e estruturais até fatores que dizem respeito à conduta profissional. Os problemas de infraestrutura, a forte rejeição à notificação e a desvalorização do trabalho em saúde são componentes peculiares do contexto nacional que devem ser considerados em avaliações futuras da cultura de segurança. Portanto, espera-se que estas informações auxiliem gestores, pesquisadores e profissionais na avaliação e melhoria contínua da segurança do paciente em hospitais brasileiros.


Palavras-chave


segurança do paciente; serviço hospitalar; representação social

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DOI: http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e1.a2019.pp34-45

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