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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO! NO FINAL DESTE TEXTO, VEJA O PASSO A PASSO PARA CADASTRAR O RELATO DE SUA EXPERIÊNCIA.


TODOS OS QUESITOS SÃO OBRIGATÓRIOS.

 

1 - CADASTRO DA EXPERIÊNCIA E DOS AUTORES

1.1  Cadastro da experiência

A experiência deve ser relatada conforme a estrutura a seguir. Todos os itens são obrigatórios. O número indicado de caracteres, para cada item, inclui espaços.  

1.1.1 Título da Experiência (máximo de 100 caracteres)

1.1.2 Resumo

Texto descritivo sobre o trabalho com as informações principais, incluindo objetivos da experiência, abordagens metodológicas, resultados e conclusões (máximo de 250 palavras OU 1600 caracteres com espaço). O resumo não será publicado. Apenas servirá de referência para a avaliação.

1.1.3 Caracterização do cenário da experiência

a) Descrição sociodemográfica do cenário da experiência (Estado ou município)

·         O texto deverá ser uma breve descrição (máximo de 1.000 caracteres) da localidade onde o trabalho foi desenvolvido, contemplando a localização geográfica, principais bases econômicas da região e o perfil populacional (o número de habitantes, % por gênero, faixa etária e por etnia).

·         Utilizar dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

·         O objetivo é apresentar ao leitor o município/estado onde a experiência exitosa foi desenvolvida.

b) Perfil epidemiológico

O perfil epidemiológico é um indicador observacional das condições de vida, do processo saúde-doença e do estágio de desenvolvimento da população do local onde o trabalho foi desenvolvido. O texto deverá abordar aspectos relacionados ao tema/problema do relato de experiência, para auxiliar a compreensão sobre o cenário epidemiológico local (máximo de 1.500 caracteres).

c) Estrutura da saúde pública local (município ou estado)

Este texto deverá fazer uma descrição da rede de saúde pública onde está inserido o serviço em que foi desenvolvida a experiência, trazendo o número de unidades de saúde, classificadas por tipo de unidade, recursos tecnológicos e serviços oferecidos (máximo de 1.000 caracteres).

d) Assistência Farmacêutica

Neste tópico, devem ser apresentados o número de farmacêuticos e sua distribuição por área de atuação, número de farmácias públicas, número de laboratórios públicos (quando se aplicar à experiência) e serviços desenvolvidos (máximo de 1.500 caracteres).

1.1.4 – Relato da experiência

a) Introdução (máximo de 3.500 caracteres):

Descrever a realidade encontrada e os problemas que motivaram a intervenção do farmacêutico ou da equipe de saúde. Detalhar os objetivos do trabalho - geral e específicos.

b) Metodologia utilizada (máximo de 3.000 caracteres), considerando:

·         Intervenções realizadas: o que foi feito, público-alvo, quando foi feito;

·         Equipe envolvida na execução da experiência;

·         Como foi feito: passo a passo das atividades realizadas e recursos utilizados, incluindo custos do projeto/intervenção (quando aplicável);

·         Questões éticas (aprovação no Comitê de ética em pesquisa, quando aplicável)

c) Resultados e discussão dos impactos gerados com a experiência (máximo de 5.000 caracteres)

É obrigatório apresentar dados consistentes, incluindo estatísticas que corroborem estes resultados, comparando o cenário de antes e depois, quando possível.

Exemplo: Se a experiência foi na vacinação, quantas pessoas foram vacinadas? Se a intervenção resultou na identificação de problemas relacionados ao uso de medicamentos, é preciso descrever os valores absolutos e relativos (número e porcentual). Se a experiência foi no apoio diagnóstico, por exemplo realização de testes, importante apresentar dados quantitativos.

d) Próximos passos, desafios e necessidades (Máximo de 2.000 caracteres)

O que deve ser feito a partir do trabalho desenvolvido para melhorar ainda mais a qualidade da assistência oferecida ao usuário do SUS no contexto da pandemia.

 

e) Conclusão (Máximo de 2.000 caracteres)

Descrever o que pode ser concluído a partir dos resultados obtidos. O objetivo geral foi atingido (no todo ou em parte)? Há perspectivas de avanço e/ou novas propostas de intervenção?

 

f) Referências bibliográficas

Listar todas as referências utilizadas na elaboração do texto, em formato ABNT.

 

1.4.5 – Autores e instituição

a) Autores

·       Autor principal/responsável

Nome

Endereço

Telefone

E-mail

·       Coautores (listar nomes e e-mails de todos os demais autores)

b) Instituição

·       Nome da Secretaria de Saúde/Hospital/Outros:

·       Endereço:

·       Nome do responsável:

·       Cargo:

·       Telefone:

·       E-mail:

IMPORTANTE: NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS SEM FOTO OU ILUSTRAÇÕES

1.4.6 Arquivos anexos

a) Devem ser anexados o arquivo Word com o relato da experiência exitosa, conforme o roteiro acima e todas as imagens e fotos utilizadas para o relato.

b) Gráficos e tabelas devem ser encaminhadas em formato Excel, obrigatoriamente.

c) Critérios para a seleção de imagens ilustrativas dos trabalhos:

·                     As imagens devem retratar o trabalho desenvolvido e não os autores (quando estes aparecerem, devem estar, obrigatoriamente, desempenhando suas funções);

·                     São exigidas imagens com alta resolução (no mínimo de 300 dpi), em formato JPEG;

·                     Todo trabalho deve conter uma foto panorâmica que represente a localidade onde foi desenvolvida a experiência (podem ser encaminhadas fotos da cidade/estado, de um ponto turístico, hospital, unidade de saúde, entre outros);

·                     As fotos devem ser devidamente identificadas/numeradas e documentadas da seguinte forma:

ü  Numere as fotos;

ü  Escreva em um único arquivo Word uma legenda para cada uma delas, citando os nomes de todas as pessoas que aparecem nas imagens;

ü  Encaminhe, junto com a foto, os respectivos termos de autorização de uso de imagem (conforme modelos fornecidos abaixo). Imprima o formulário, faça com que cada pessoa retratada preencha, assine e, depois, digitalize o documento em scanner para que possa ser anexado a este formulário. Quando a pessoa retratada for menor de 18 anos, deve ser utilizado o modelo adequado, que é assinado pelo pai ou responsável pela criança/adolescente. Assinaturas com certificação digital também serão aceitas.

Atenção! Abre-se exceção às fotos de aglomeração de pessoas (cinco ou mais), para as quais não há a intenção de identificação– exemplo: foto de local de vacinação.

 

1.4.7 Informações adicionais

·         A publicação contará com o seguinte lembrete: "A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores".

·         A confirmação de aceitação do relato será encaminhada, por e-mail, pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF.

 

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR SUA EXPERIÊNCIA

ACESSE SEU PERFIL, NO MENU LOCALIZADO NA LATERAL DIREITA DESTA PÁGINA, E CONFIRA SE O SEU CADASTRO ESTÁ VINCULADO À OPÇÃO "AUTOR"


  1. CASO NÃO ESTEJA, MARQUE A OPÇÃO E CLIQUE EM "SALVAR";
  2. NO MENU SUPERIOR, CLIQUE EM "PÁGINA DO USUÁRIO"; 
  3. ACESSE, NA FRENTE DA PALAVRA "AUTOR" O LINK "NOVA SUBMISSÃO".
  4. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO SISTEMA.

 

Para baixar o modelo de termo de uso de imagem clique nos links abaixo:

MODELO PARA PESSOA ADULTA

MODELO PARA CRIANÇA/ADOLESCENTE

Atenção! Fotos, gráficos ou ilustrações deverão ser anexadas como DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados acima! As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  2. A contribuição deve ser original, inédita e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  3. O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  4. As referências bibliográficas e citações devem seguir o padrão ABNT. Quando forem utilizadas referências disponíveis em formato eletrônico, as respectivas URLs devem ser informadas.
  5. O texto deve ser elaborado em espaço simples; letra com fonte Arial, de 12 pontos. As figuras e tabelas devem ser indicadas e inseridas no texto e enviadas, na forma de anexos, nos formatos indicados em Diretrizes para Autores.

  6. A elaboração do texto deve atender os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Os metadados estão completamente preenchidos,  com o endereço completo da instituição de origem de cada autor
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL:

 

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)      Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)      Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

c)      Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista. 

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Os trabalhos serão submetidos ao Conselho Federal de Farmácia, por meio de seu Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública, os quais, se aprovados, serão publicados.

Os relatos de experiência, quando duplicados, incompletos e/ou com campos preenchidos inadequadamente, não serão avaliados pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF.

Não serão publicados trabalhos sem fotos/imagens.

Não serão avaliados trabalhos cujo objeto não apresente correlação com o enfrentamento à COVID-19.