ATENDIMENTO AOS SURDOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: ACESSIBILIDADE E OBSTÁCULOS

Dayane Bevilaqua Neves, Ilana Mirian Almeida Felipe, Serlyjane Penha hermano Nunes

Resumo


Estudo descritivo com abordagem qualitativa com o objetivo de avaliar a acessibilidade aos serviços de saúde entre pessoas surdas, diagnosticando problemas e obstáculos que enfrentam. Participaram 9 adultos surdos, que foram entrevistados utilizando-se a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, com auxílio de um intérprete. As análises foram realizadas com base na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, da qual emergiram cinco categorias: comunicação, sentimentos, percepção do surdo sobre o atendimento em saúde, acessibilidade aos serviços e falta de autonomia. A análise dos dados revelou que há um número reduzido de profissionais aptos a se comunicar usando a LIBRAS, o que dificulta a comunicação com o profissional de saúde que o atende, agravado pelo fato de que raramente encontram intérpretes para auxiliá-los. Muitos serviços e informações de saúde encontram-se inacessíveis aos surdos dada a deficiência em se estabelecer um processo de comunicação eficiente com o profissional de saúde, acrescido do fato de que a própria sociedade ainda vê o surdo como alguém incapaz de tomar suas próprias decisões em relação à sua saúde e terapia, mantendo-lhes na dependência de outras pessoas.

 


Palavras-chave


Acesso aos serviços de saúde; Surdez; Saúde da pessoa com deficiência.surdez, acessibilidade, Serviços de Saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e3.a2016.pp157-165

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