METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM APLICADA A CURSO DE FARMÁCIA: INSTRUMENTOS PARA O ENSINO COM ÊNFASE EM FARMACOTÉCNICA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICA

Claudete Costa-Oliveira, João Gabriel Gouvêa-Silva, João Carlos da Silva, Maísa Teodoro Celestino, Davyson Lima Moreira, Adival José Reinert Junior, Ygor Jesse Ramos

Resumo


A necessidade por um sistema de educação centrado no estudante, visando a formação de profissionais críticos e capazes de construir conhecimento a partir da avaliação da informação disponível, traz a necessidade por novas metodologias educacionais. Nessa perspectiva, a disciplina de Farmacotécnica, além de constituir uma das disciplinas profissionalizantes do curso de Farmácia, contempla uma visão multidisciplinar e complexa, sendo necessário a utilização de metodologias que estimulem um processo ativo de aprendizado. Devido ao potencial que as metodologias ativas de ensino desempenham no processo de educação, este trabalho teve como objetivo conceituar e pontuar as principais estratégias metodológicas encontradas na literatura e usadas nas disciplinas do curso de farmácia, com ênfase na disciplina de Farmacotécnica. A fim de atingir o objetivo proposta, uma revisão integrativa da literatura foi realizada para concentrar os estudos que tivessem empregado e avaliado o uso de metodologias ativas. Um total de 15 trabalhos foram encontrados seguindo os critérios de inclusão e  exclusão adotados neste estudo e poucos trabalhos objetivaram conceituar e pontuar o uso de metodologias ativas na disciplina de farmacotécnica. No entanto, apesar do número baixo de trabalhos que avaliarem a performance dessas metodologias, todos os estudos apontaram melhoras significativas no desempenho e assimilação de conteúdo dos alunos, evidenciando o grande potencial dessas metodologias de ensino. A partir dos resultados observados neste trabalho, pode-se concluir, que as metodologias ativas devem ser consideradas, estimuladas e, se necessário, adaptadas, para serem utilizadas desde o início da formação profissional, independentemente da disciplina.


Palavras-chave


Metodologia Ativa; Farmacotécnica; Farmácia; Ensino-Aprendizado

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DOI: http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e3.a2022.pp230-239

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Direitos autorais 2022 Claudete Costa-Oliveira, Ygor Jessé Ramos, João Gabriel Gouvêa-Silva, Maísa Teodoro Celestino, Davyson Lima Moreira, Adival José Reinert Junior

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