CRITÉRIOS DE ESCOLHA PARA AS DIFERENTES METODOLOGIAS DE DIAGNÓSTICO DO SARS-COV-2 NOS LABORATÓRIOS CLÍNICOS

Juliana Faggion Lucatelli, Diego da Silva Trindade, Aline Borges Teixeira, Simone Barcelos Gutkoski

Resumo


No final de 2019 o mundo foi atingido pela pandemia de SARS-CoV-2. Esse vírus provoca sintomas semelhantes a outros vírus respiratórios. Por isso, o diagnóstico correto por meio de exames laboratoriais se faz necessário. Porém, existem muitos testes sendo comercializados e os laboratórios precisam fazer a escolha de qual vão disponibilizar e utilizar. O objetivo do trabalho foi evidenciar a forma de escolha dos laboratórios de análises clínicas do município de Porto Alegre, Brasil, para disponibilizar cada tipo de teste. Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo. A pesquisa foi feita através de um formulário eletrônico respondido pelos laboratórios que estavam disponibilizando exames de COVID-19, no perído de 03/2020 a 02/2021. O formulário foi preparado em duas fases. A primeira questionou sobre os exames realizados no próprio estabelecimento e na segunda sobre os exames terceirizados. Eles foram indagados sobre o peso dos motivos de escolha desses testes de 0 a 5 para alguns parâmetros. A análise foi descritiva simples. De 42 convidados, 13 laboratórios (31%) participaram da pesquisa, desses 12 realizavam exames no seu próprio laboratório, 4 apenas realizavam no seu laboratório e 8 além de realizarem no seu laboratório também terceirizavam e 1 apenas terceirizava. Os motivos de escolha mais importantes foram características de desempenho e validação no próprio serviço respectivamente. Os nove laboratórios que terceirizavam apresentaram como parâmetro mais importante a metodologia utilizada para diagnóstico. Parâmetros como laboratório de apoio parceiro, registro na Anvisa, características de desempenho e confiabilidade no laboratório parceiro tiveram bastante relevância. O preço teve importância média para as duas fases.


Palavras-chave


SARS-CoV-2, técnicas de análises Clínicas, Diagnóstico, mercado de produtos para saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e4.a2022.pp300-310

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