IMPACTO DA FARMÁCIA CLÍNICA COMO TEMÁTICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA: UMA RETROSPECTIVA DOS ANOS DE 2001 A 2021

Luenil Zairone de Freitas Schuring, Marciana Alves da Silva, Rafaela de Sousa Brito, Vinícius Araújo Estevão, Renan Pereira de Lima, Karina Moura de Melo, Paulo Iury Gomes Nunes

Resumo


A Farmácia Clínica (FC) abrange as práticas farmacêuticas voltadas para a otimização da farmacoterapia, buscando melhores resultados clínicos, minimizando os riscos e custos envolvidos em sua utilização, além de estimular a prática do uso racional de medicamentos. Assim, este trabalho
teve como finalidade avaliar a influência e evolução nacional dos estudos acadêmicos sobre FC, traçando o cenário nacional sobre o tema entre os anos de 2001 e 2021, utilizando como ferramentas de busca e coleta de dados o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Ibict-
-Oasisbr) e a Plataforma Lattes gerenciada pelo Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao todo, 117 produções acadêmicas foram encontradas tendo como assunto de suas investigações a FC e tais produções dividiram-se entre 38 instituições distribuídas por todo
o território nacional. A Região Sul foi responsável por 28,20% das produções no período analisado, sendo seguida pelas Regiões Sudeste com 26,50%, Nordeste com 18,8%, Centro-Oeste com 8,55% e Norte com 5,98%, fato condizente com o atual cenário de distribuição de pesquisadores e grupos de
pesquisa no país e com a histórica diferença socioeconômica entre as diferentes regiões do Brasil. Diante do exposto, foi possível concluir que a temática FC vem sendo trabalhada à margem de outros temas norteadores de pesquisa na área da saúde, como a Atenção Farmacêutica, a Assistência Farmacêutica e a Farmácia Hospitalar. Além disso, foi observada uma desigualdade quanto ao número de estudos realizados nas diferentes regiões do país, sendo necessárias investigações posteriores e de maior abrangência para o melhor entendimento e caracterização desses achados. 


Palavras-chave


Brasil; Educação em Saúde; Farmácia; Produção científica e tecnológica nacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v35.e4.a2023.pp502-513

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