FILTROS SOLARES E FOTOPROTETORES – UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e2.a2013.pp107-110Palavras-chave:
Filtros solares químicos, Filtros solares físicos, Fotoproteção, Fotoenvelhecimento.Resumo
A exposição excessiva ao sol e sem proteção representaum dos maiores riscos para o desenvolvimento de tumores malignos. O uso de substâncias para proteger a pele, como os filtros solares, tem a atenção do mercado. O desenvolvimento de fotoprotetores com eficácia e segurança é obtido através do conhecimento de seus mecanismos de ação e formulações. Os filtros solares e fotoprotetores, além de proteger contra os raios ultravioletas, podem hidratar e rejuvenescer a pele. O estudo é uma revisão bibliográfica sobre filtros solares e fotoprotetores, com objetivos de revisar os fenômenos que envolvem os filtros solares, apresentar as classificações, o mecanismo de ação e os métodos de avaliação da proteção solar, e por fim, evidenciar a importância do uso do filtro solar na prevenção do fotoenvelhecimento e do câncer de pele. Ressalta-se que o uso de combinações como de filtros inorgânicos com orgânicos aumentam o espectro de proteção, permitindo maior FPS com redução do custo e a potência de reações irritantes. A associação de óxido de zinco com dióxido de titânio permite obter formulações com baixo potencial alergênico e irritante, podendo ser utilizada por indivíduos mais sensíveis. Estas combinações representam o avanço da tecnologia e possibilidades para novos produtos no mercado com segurança.Downloads
Publicado
2013-08-08
Como Citar
Cabral, L. D. da S., Pereira, S. de O., & Partata, A. K. (2013). FILTROS SOLARES E FOTOPROTETORES – UMA REVISÃO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 25(2), 107–110. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e2.a2013.pp107-110
Edição
Seção
Artigo de Revisão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).