Diretrizes para Autores
REVISTA EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE FARMACÊUTICOS NO SUS – 10a EDIÇÃO
DIRETRIZES PARA AUTORES
ATENÇÃO! AO FINAL DESTE TEXTO, VEJA O PASSO A PASSO PARA CADASTRAR O RELATO DE SUA EXPERIÊNCIA.
TODOS OS QUESITOS SÃO OBRIGATÓRIOS.
Período para submissão de relatos: 01 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem conforme as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição deve ser original, inédita e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
- As referências bibliográficas e citações devem seguir o padrão ABNT 2024. Quando forem utilizadas referências disponíveis em formato eletrônico, as respectivas URLs devem ser informadas.
- Para as referências bibliográficas deve-se adotar o formato: sobrenome com primeira letra maiúscula e as demais minúsculas, seguido de vírgula e ano. Exemplo: (Santos, 2019). Para dois autores, colocar vírgula entre eles. Exemplo: (Santos, Nascimento, 2022). Para três ou mais autores, colocar o sobrenome do primeiro autor seguido de “et al.” seguido de vírgula e ano. Exemplo: (Santos et al., 2021).
- Para citação direta, usada quando se reproduzem exatamente as palavras de um autor ou fonte original em seu próprio texto, a frase deve ser colocada entre aspas duplas (" ") ou, em caso de citações longas, pode ser destacada com recuo (parágrafo recuado) e espaçamento simples. A fonte da citação deve ser claramente indicada, incluindo o sobrenome do autor, o ano de publicação e o número da página (quando aplicável). Exemplo: Segundo Smith (2010), "A educação é a chave para o progresso da sociedade".
- O texto deve ser elaborado em espaço 1,5; letra com fonte Arial, de 12 pontos. As figuras e tabelas devem ser indicadas e inseridas no texto e enviadas, na forma de anexos, nos formatos indicados em Diretrizes para Autores.
- Só serão aceitos relatos que contenham imagens com alta resolução (no mínimo de 300 dpi), em formato JPEG.
- A elaboração do texto deve atender os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Os metadados informados na plataforma de submissão devem estar completamente preenchidos, com o endereço completo da instituição de origem de cada autor.
1 - CADASTRO DA EXPERIÊNCIA E DOS AUTORES
1.1 Cadastro da experiência
A experiência deve ser relatada conforme a estrutura a seguir. Todos os itens são obrigatórios. O número máximo de caracteres, para cada item, inclui espaços.
1.1.1 Título da Experiência (máximo de 100 caracteres)
1.1.2 Resumo (máximo de 250 palavras OU 1600 caracteres com espaço)
Texto descritivo sobre o trabalho com as informações principais, incluindo: introdução, objetivos da experiência, métodos, resultados e conclusão.
1.1.3 Caracterização do cenário da experiência (máximo de 1.000 caracteres)
a) Descrição sociodemográfica do cenário da experiência (Estado ou município)
O texto deverá ser uma breve descrição do Município/Estado onde o trabalho foi desenvolvido, contemplando a localização geográfica, principais bases econômicas da região e o perfil populacional (o número de habitantes, distribuição por gênero, por faixa etária e por etnia). Devem-se utilizar dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O objetivo é apresentar ao leitor o Município/Estado onde a experiência exitosa foi desenvolvida. Todas as informações apresentadas devem ser acompanhadas da respectiva referência bibliográfica, no formato ABNT 2024.
b) Perfil epidemiológico (máximo de 1.500 caracteres)
O perfil epidemiológico é um indicador observacional das condições de vida, do processo saúde-doença e do estágio de desenvolvimento da população do local onde o trabalho foi desenvolvido. O texto deverá abordar aspectos relacionados ao tema do relato de experiência, para auxiliar a compreensão sobre o cenário epidemiológico local. As referências bibliográficas utilizadas devem ser citadas.
c) Estrutura da saúde pública local (município ou estado) (máximo de 1.000 caracteres)
Este texto deverá fazer uma descrição da rede de saúde pública onde está inserido o serviço em que foi desenvolvida a experiência, trazendo o número de unidades de saúde, classificadas por tipo de unidade, recursos tecnológicos e serviços oferecidos.
d) Assistência Farmacêutica (máximo de 1.500 caracteres)
Neste tópico, devem ser apresentados o número de farmacêuticos e sua distribuição por área de atuação, número de farmácias públicas, número de laboratórios públicos (quando se aplicar à experiência) e serviços desenvolvidos pela equipe de Assistência Farmacêutica.
1.1.4 – Relato da experiência
a) Introdução (máximo de 3.500 caracteres):
Descrever o cenário e os problemas que motivaram a intervenção do farmacêutico ou da equipe de saúde. Detalhar o objetivo geral do trabalho.
b) Métodos (máximo de 3.000 caracteres)
Os métodos devem contar as intervenções realizadas: o que foi feito, público-alvo, quando foi feito e por quem foi executada na experiência.
Como foi feito: passo a passo das atividades realizadas e recursos utilizados, incluindo custos do projeto/intervenção (quando aplicável).
IMPORTANTE: Trabalhos relacionados à pesquisa ou relato de experiência envolvendo seres humanos deverão seguir a Resolução nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e legislação correlata. O número de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deve ser informado nos métodos e o parecer de aprovação deve ser anexado à plataforma de submissão. Caso contrário, o trabalho não será avaliado.
c) Resultados e discussão dos impactos gerados com a experiência (máximo de 5.000 caracteres)
É obrigatório apresentar dados consistentes, incluindo estatísticas que corroborem estes resultados, comparando o cenário de antes e depois, quando possível.
Exemplo: Se a experiência foi na vacinação, quantas pessoas foram vacinadas? Se a intervenção resultou na identificação de problemas relacionados ao uso de medicamentos, é preciso descrever os valores absolutos e relativos (número e porcentual). Se a experiência foi no apoio diagnóstico, por exemplo com a realização de testes, importante apresentar dados quantitativos.
d) Próximos passos, desafios e necessidades (Máximo de 2.000 caracteres)
O que deve ser feito a partir do trabalho desenvolvido para melhorar ainda mais a qualidade da assistência oferecida ao usuário do SUS.
e) Conclusão (Máximo de 2.000 caracteres)
Descrever o que pode ser concluído a partir dos resultados obtidos. O objetivo geral foi atingido (no todo ou em parte)? Há perspectivas de avanço e/ou novas propostas de intervenção?
f) Referências bibliográficas
Listar todas as referências utilizadas na elaboração do texto, em formato ABNT 2024.
1.4.5 – Autores e instituição
a) Autores
Autor principal/responsável:
Nome:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Coautores (listar nomes e e-mails dos demais autores):
b) Instituição
Nome da Secretaria de Saúde/Hospital/Outros:
Endereço:
Nome do responsável:
Cargo:
Telefone:
E-mail:
IMPORTANTE: NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS SEM FOTO OU ILUSTRAÇÕES.
1.4.6 Arquivos anexos
a) Devem ser anexados o arquivo Word com o relato da experiência exitosa, contendo todos os tópicos listados anteriormente, e as imagens e fotos utilizadas para o relato.
b) Gráficos e tabelas devem ser encaminhados em formato Excel, obrigatoriamente.
c) Critérios para a seleção de imagens ilustrativas dos trabalhos:
As imagens devem retratar o trabalho desenvolvido e não os autores (quando estes aparecerem, devem estar, obrigatoriamente, desempenhando suas funções);
São exigidas imagens com alta resolução (no mínimo de 300 dpi), em formato JPEG;
Todo trabalho deve conter uma foto panorâmica que represente a localidade onde foi desenvolvida a experiência (podem ser encaminhadas fotos da cidade/estado, de um ponto turístico, hospital, unidade de saúde, entre outros);
As fotos devem ser devidamente identificadas/numeradas e documentadas da seguinte forma:
1) Numere as fotos;
2) Escreva em um único arquivo Word uma legenda para cada uma delas, citando os nomes de todas as pessoas que aparecem nas imagens;
3) Encaminhe, junto com a foto, os respectivos termos de autorização de uso de imagem (conforme modelos fornecidos abaixo). Imprima o formulário, faça com que cada pessoa retratada preencha, assine e, depois, digitalize o documento em scanner para que possa ser anexado a este formulário. Quando a pessoa retratada for menor de 18 anos, deve ser utilizado o modelo adequado, que é assinado pelo pai ou responsável pela criança/adolescente. Assinaturas com certificação digital também serão aceitas.
Atenção! Abre-se exceção às fotos de aglomeração de pessoas (cinco ou mais), para as quais não há a intenção de identificação — exemplo: foto de local de vacinação.
1.4.7 Informações adicionais
O relato da experiência deve prezar pela impessoalidade. Sendo assim, ao longo do texto, o autor não deve usar pronomes pessoais, nem fazer menção de nome de pessoas, quer seja dos autores ou de usuários. O autor deve utilizar a voz passiva, focando na ação e no objeto da ação em vez de no sujeito que a realiza.
A publicação contará com o seguinte lembrete: "A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores".
A confirmação de aceitação do relato, assim como as correções necessárias, serão encaminhadas, por e-mail, pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF.
PASSO A PASSO PARA CADASTRAR SUA EXPERIÊNCIA
ACESSE SEU PERFIL, NO MENU LOCALIZADO NA LATERAL DIREITA DESTA PÁGINA, E CONFIRA SE O SEU CADASTRO ESTÁ VINCULADO À OPÇÃO "AUTOR"
- CASO NÃO ESTEJA, MARQUE A OPÇÃO E CLIQUE EM "SALVAR";
- NO MENU SUPERIOR, CLIQUE EM "PÁGINA DO USUÁRIO";
- ACESSE, NA FRENTE DA PALAVRA "AUTOR" O LINK "NOVA SUBMISSÃO".
- SIGA AS ORIENTAÇÕES DO SISTEMA.
Para baixar o modelo de termo de uso de imagem clique nos links abaixo:
MODELO PARA PESSOA ADULTA
MODELO PARA CRIANÇA/ADOLESCENTE
Atenção! Fotos, gráficos ou ilustrações deverão ser anexadas como DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Os trabalhos serão submetidos ao Conselho Federal de Farmácia, por meio de seu Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública, os quais, se aprovados, serão publicados.
Os relatos de experiência, quando duplicados, incompletos e/ou com campos preenchidos inadequadamente, não serão avaliados pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF.
Não serão publicados trabalhos sem fotos/imagens.
Conselho Federal de Farmácia - CFF
SHIS QI 15 Lote "L" - Lago Sul - Brasília - DF - CEP: 71635-615
Fone: (61) 3878-8758