Farmacêutico e educação permanente: benefícios para Ceaf, RH, colaboradores e pacientes

Autores

  • Daniele Pinho Biagio Farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

Palavras-chave:

farmácia, SUS, treinamentos, desenvolvimento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de uma nova área de atuação farmacêutica, a Educação Permanente. Mostra a importância do envolvimento do Farmacêutico com o setor de recursos humanos para o desenvolvimento e capacitação de profissionais envolvidos com o atendimento de pacientes e usuários das Unidades de Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). 

A experiência mostrou que a conscientização quanto a correta dispensação e todos os procedimentos envolvidos na segurança do paciente requer tempo, paciência e muito trabalho. Concluímos que a criação do setor de Educação Permanente dentro das Unidades de Farmácia do CEAF é apenas um passo rumo à valorização do profissional e das questões relacionadas ao atendimento com qualidade dos pacientes nos serviços de saúde. 

Biografia do Autor

Daniele Pinho Biagio, Farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de uma nova área de atuação farmacêutica, a Educação Permanente. Mostra a importância do envolvimento do Farmacêutico com o setor de recursos humanos para o desenvolvimento e capacitação de profissionais envolvidos com o atendimento de pacientes e usuários das Unidades de Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). 

A experiência mostrou que a conscientização quanto a correta dispensação e todos os procedimentos envolvidos na segurança do paciente requer tempo, paciência e muito trabalho. Concluímos que a criação do setor de Educação Permanente dentro das Unidades de Farmácia do CEAF é apenas um passo rumo à valorização do profissional e das questões relacionadas ao atendimento com qualidade dos pacientes nos serviços de saúde. 

Referências

CHANLAT, Jean-François. Quais carreiras e para qual sociedade? I. . Rev. adm. empres. [online]. 1995, vol.35, n.6, pp. 67-75. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38319/37035>. Acesso em 18 de julho de 2015

CHANLAT, Jean-François. Quais carreiras e para qual sociedade? II. Rev. adm. empres. [online]. 1996, vol.36, n.1, pp. 13-20. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901996000100003>. Acesso em 18 de julho de 2015

FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

IVANCEVICH, John. Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: Mc Graw Hill, 2008.

SCHEIN, Edgar. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Biagio, D. P. (2016). Farmacêutico e educação permanente: benefícios para Ceaf, RH, colaboradores e pacientes. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 4(4), 81–86. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/experienciasexitosas/article/view/1461

Edição

Seção

REGIÃO SUDESTE