Resumo
Este trabalho foi realizado concomitantemente com o curso Cuidado Farmacêutico no SUS, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). As ferramentas disponibilizadas durante o curso foram empregadas para o acompanhamento de pacientes diabéticos insulinizados, cadastrados em uma farmácia na UBS do município de Ponta Grossa (PR). Antes, os pacientes eram acompanhados, mas, após o módulo de farmácia clínica e diabetes, foi realizada a reestruturação do serviço utilizando-se de habilidades individuais e próprias de cada profissional em sua área de trabalho. O curso proporcionou o aprimoramento das técnicas de consulta por parte da farmacêutica responsável, com o emprego dos prontuários farmacêuticos, fichas de encaminhamentos e avaliação de resultados clínicos. Observou-se, desta forma, melhoria na adesão ao tratamento, impactando em melhora significativa nos exames clínicos de glicemia e hemoglobina glicada de 24 pacientes insulinizados acompanhados até o presente momento. Como resultados, observou-se a redução em 1,08% de hemoglobina glicada em 20 dos pacientes acompanhados sendo que a média em 2018 – de 9,16% reduziu para 8,17% - em 2019; a média da glicemia de jejum, que era de 207,6 mg/dL e passou para 150,7 mg/dL – com redução de 27,4%. As principais mudanças se deram em relação a adesão ao tratamento por parte dos pacientes, bem como um melhor acompanhamento realizado com as ferramentas repassadas durante o curso.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.