Programa Medicamento na Hora Certa: Uma estratégia para dispensação em tempos de pandemia
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Palavras-chave

assistência farmacêutica
pandemia
acesso a medicamentos

Como Citar

Takayasu, S. M. G. (2022). Programa Medicamento na Hora Certa: Uma estratégia para dispensação em tempos de pandemia. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 7(7), 92–97. https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp92-97

Resumo

A pandemia do novo coronavírus trouxe grandes desafios ao setor de saúde. E com a Assistência Farmacêutica não foi diferente. Para a melhoria dos fluxos e agilidade na dispensação de medicamentos, a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais propôs um fluxo alternativo para acesso aos medicamentos, implementando, de forma inovadora, o Programa Medicamento na Hora Certa. O objetivo foi atuar numa estratégia de dispensação de medicamentos que contemplasse o atendimento farmacêutico em todas as fases da dispensação, porém com o menor contato físico possível, a fim de evitar a propagação do coronavírus dentro do estabelecimento de saúde. O Programa consiste em utilizar-se de ferramentas de tecnologia e de comunicação para agilizar o atendimento nas farmácias. Por meio de um número de WhatsApp, o usuário encaminha previamente sua prescrição e documentos pessoais e uma equipe de técnicos as recebe e analisa técnica e legalmente, agendando o horário de retirada na Farmácia de acesso mais fácil ao usuário. Na hora e local especificados, o usuário se dirige à farmácia para receber seu medicamento previamente separado e embalado pela equipe da farmácia,  sem a necessidade de retirar senha ou esperar em filas. O Programa trouxe bons resultados, e em cinco meses foram agendadas 3.626 retiradas. Também se tornou um canal de comunicação para dúvidas sobre fluxos de medicamentos. Neste período foram registradas 7.078 conversas, sendo que 51,7% destas foram finalizadas após resolução de dúvidas. Com a implantação do Programa houve diminuição do tempo de permanência do usuário nas Unidades, além de evitar o deslocamento desnecessário dos usuários que necessitavam de adequação de receitas ou sanar dúvidas referentes aos medicamentos, atingindo, desta forma, seu objetivo de agilizar a dispensação de medicamentos sem a perda da qualidade no atendimento farmacêutico.

https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp92-97
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