Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Quando tratar-se de cópia/tradução/adaptação de artigo já publicado, deverá constar autorização do detentor do direito autoral.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs ou D.O.I. para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos tipo Arial; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os metadados estão completamente preenchidos, com o endereço completo da instituição de cada autor.

Diretrizes para Autores

O boletim Farmacoterapêutica publica artigos originais, artigos de revisões da literatura, comunicação breve e notas técnicas relacionados ao uso racional de medicamentos, incluindo artigos sobre políticas públicas, tratamentos de condições clínicas específicas, práticas farmacêuticas, farmacovigilância, traduções de documentos e artigos de interesse, entre outros.

Os manuscritos deverão ser submetidos no formato eletrônico da revista.

Os metadados devem ser completamente preenchidos, inclusive com o endereço completo da instituição de cada autor. ɠ fortemente recomendado que os autores insiram seu número ORCID. O cadastro pode ser feito em https://support.orcid.org/hc/en-us. No caso de grupo grande ou multicêntrico ter desenvolvido o trabalho, o grupo deve identificar os indivíduos que aceitam a responsabilidade direta pelo manuscrito. Esses indivíduos devem contemplar totalmente os critérios para autoria e os editores solicitarão a eles as declarações exigidas na submissão de manuscritos. O autor correspondente deve indicar claramente a forma de citação preferida para o nome do grupo e identificar seus membros. Normalmente serão listados em rodapé na folha de rosto do artigo.

Preparação de artigo original e artigos de revisão: Os manuscritos devem ser digitados no editor de texto MS Word (ou Editor equivalente), usando fonte arial, tamanho 12, no formato A4 (210x297mm), espaçamento duplo entre as linhas, com margens de 3 cm e referências bibliográficas citadas conforme o sistema Vancouver. As referências devem ser numeradas na ordem de citação. Todas as páginas devem ser numeradas. O artigo admitirá no máximo 15.000 caracteres (incluindo os espaços em branco) e até 20 referências bibliográficas.

Preparação de comunicação breve e notas técnicas: Os manuscritos devem ser digitados no editor de texto MS Word (ou Editor equivalente), usando fonte arial, tamanho 12, no formato A4 (210x297mm), espaçamento duplo entre as linhas, com margens de 3 cm e referências bibliográficas citadas conforme o sistema Vancouver. As referências devem ser numeradas na ordem de citação. Todas as páginas devem ser numeradas. O artigo admitirá no máximo 10.000 caracteres (incluindo os espaços em branco) e até 20 referências bibliográficas.

A sequência dos parágrafos deve seguir uma lógica apropriada contendo as seções: 1. Introdução, com abordagem geral do tema (conceitos, definições, dados epidemiológicos, objetivo do artigo); 2. Método empregado na busca bibliográfica, se pertinente; 3. Desenvolvimento do conteúdo principal (texto devidamente referenciado, com discussão, podendo ser dividido em subseções e conter tabelas e gráficos); 4. Fechar o artigo com considerações finais, recomendações e conclusões; 5. referências.

Os autores do documento devem se assegurar que excluíram do texto os nomes dos autores e sua afiliação. 

Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar

Título do artigo: deve ser conciso, informativo e completo, evitando palavras supérfluas. Deve ser em português com até 93 caracteres, incluindo os espaços entre as palavras. Incluir título abreviado com 40 caracteres, para fins de legenda em todas as páginas impressas.

Desenvolvimento do conteúdo principal: 

Verificar se as tabelas estão numeradas sequencialmente, com título e notas, e no máximo com 12 colunas.

Verificar se as figuras estão nos formatos: pdf, tif, jpeg ou bmp, com resolução mínima 300 dpi; em se tratando de gráficos, devem estar em tons de cinza, sem linhas de grade e sem volume. A soma de tabelas e figuras não deve exceder a cinco.

O texto deve ser construído com linguagem clara e objetiva, com parágrafos não demasiadamente curtos (superficiais) nem muito extensos (repetitivos ou enfadonhos) sob o ponto de vista do leitor.

Ao citar um estudo, é importante mencionar o tipo do estudo (ex: ensaio clínico randomizado, duplo cego, envolvendo 751 pacientes, idade a partir de 18 anos, com diabetes mellitus tipo I, em uso de insulina NPH).

Evite erros ortográficos e de concordância.

Evitar o uso de abreviaturas. Quando o uso for necessário, deve-se colocar por extenso na primeira citação (exs: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa; Diabetes Mellitus tipo II – DM II).

Os textos não devem repetir tudo o que consta em tabela ou gráfico. Todavia, é necessário mencionar no texto algum dado ou discutir o tema apresentado na tabela ou gráfico, remetendo para o mesmo, para facilitar a interpretação dos mesmos pelo leitor. Não pode haver discrepâncias entre os resultados e discussões constantes no texto e as tabelas e gráficos.

Os dados devem ser apresentados de modo a facilitar as comparações e interpretações, de forma equilibrada. Informações como eficácia, segurança, incidência ou prevalência devem ser acompanhadas dos dados estatísticos apropriados que expressem magnitude e dispersão/significância (exs: RR, OR, P, NNT, HR, IC 95%, DP).

Empregar o Sistema Internacional (SI) de medidas e utilizar terminologias adequadas (DCB/DCI, ATC, CID, etc.)

Empregar como referências bibliográficas, preferentemente, os estudos mais relevantes sobre o tema (mais recentes e metodologicamente mais robustos).

As principais limitações da literatura utilizada para elaborar o texto (exs: quanto ao desenho do estudo, possíveis vieses, método estatístico, etc) devem ser preferentemente mencionadas.

Não copiar trechos de textos de artigos diretamente para o artigo, para evitar plágio. Os artigos citados devem ser lidos, interpretados e mencionados com redação própria.

 Referências: Verificar se as referências estão normalizadas segundo estilo Vancouver, numeradas, e se todas estão citadas no texto.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O título e subtítulos devem estar coerentes com os objetivos e o conteúdo do artigo.

Incluir documento atestando a aprovação da pesquisa por comissão de ética, nos casos em que se aplica.

Se subvencionado, incluir nomes das agências financiadoras e números dos processos.

Incluir permissão de editores para reprodução de figuras ou tabelas já publicadas.

Enviar uma foto pessoal por email em jpeg que será publicada para identificação do autor com a devida assinatura do termo de autorização de uso de imagem. Caso não tenha interesse, não haverá publicação de fotos.

Enviar declaração, com assinatura do autor, sobre a "Responsabilidade de autoria", "Conflito de interesses"  e "Autorização para Uso de Imagem". Enviar os documentos originais assinados via correios ou, em caso de assinatura original, via boletimfarmacoterapeutica@cff.org.br

As etapas da revisão são: revisão por pares, revisão gramatical e revisão técnica.

O manuscrito será enviado ao autor original para realizar as correções ou sugestões durante cada etapa da revisão e terá um prazo de 15 dias após cada etapa para reenviar o texto à editora-chefe.

 

Os manuscritos que não estiverem redigidos de acordo com as Instruções aos autores não serão analisados.

 

Critérios de autoria: A autoria confere crédito e tem importantes implicações acadêmicas, sociais e financeiras. A autoria também implica responsabilidade pelo trabalho publicado. As seguintes recomendações destinam-se a garantir que os contribuintes que fizeram contribuições intelectuais substanciais para um documento recebem crédito como autores.

O autor correspondente é aquele que assume a responsabilidade principal pela comunicação com o boletim durante a submissão, processo de revisão pelos pares e processo de publicação. É o autor que garante que todos os requisitos administrativos, como o fornecimento de detalhes de autoria, registro de documentação e aprovação do comitê de ética, e recolhimento de formulários e declarações de conflito de interesse, sejam devidamente preenchidos.

Recomendamos que a autoria seja baseada nos seguintes critérios:

  1. Contribuições substanciais para a concepção ou planejamento do trabalho; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho.
  2. Redação do trabalho ou revisão crítica do conteúdo intelectual importante.
  3. Aprovação da versão final a ser submetida à publicação. 

Recomendamos que a designação dos autores seja baseada nos seguintes critérios:

  1. Todos os autores devem atender a todos os critérios de autoria e, todos aqueles que atenderem aos critérios devem ser identificados como autores.
  2. Aqueles que não cumprem os três critérios devem ser reconhecidos em agradecimentos.
  3. Esses critérios de autoria destinam-se a reservar o status de autoria para aqueles que merecem o crédito e podem assumir a responsabilidade pelo trabalho.
  4. Os indivíduos que conduzem o trabalho são responsáveis por identificar quem cumpre esses critérios e, idealmente, deve fazê-lo ao planejar o trabalho, fazendo modificações apropriadas na medida em que o trabalho se desenvolve.

 

O manuscrito será avaliado por ao menos 2 revisores independentes, que emitirão sua opinião. Contudo os editores reservam o direito de tomar a decisão final e proceder qualquer modificação necessária para ajustar o manuscrito ao estilo do boletim.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.