Como usar descongestionantes nasais tópicos
DOI:
https://doi.org/10.14450/farmacoterapeutica.2025293425Palavras-chave:
Descongestionante NasalResumo
Em algumas estações do ano, como outono e inverno, é comum termos gripes, resfriados e crises de alergia, que muitas vezes deixam o nariz entupido (congestionado). Muitos remédios usados nesses casos são aplicados em gotas ou sprays no nariz.
Você sabe qual a melhor maneira de usar esses remédios?
É importante inclinar a cabeça para trás, sem encostar a ponta do frasco no nariz.
Após a aplicação, permaneça por alguns minutos sem levantar a cabeça, para que o remédio chegue no local desejado, e não assoe o nariz logo em seguida.
Repita esses passos duas vezes, uma para cada narina. Lembre-se: não use esses remédios por mais de 5 dias sem indicação médica!
Consulte o seu farmacêutico para obter informações específicas sobre os seus medicamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Angelita Cristine de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam neste boletim concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao boletim Farmacoterapêutica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste boletim.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste boletim (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste boletim.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Boletim Farmacoterapêutica está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.