INDÍCE DE USO DE MEDICAMENTOS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS , SC
Resumo
A automedicação é um fenômeno frequente nos auto‑cuidadosem saúde, desde há muito utilizado e, cujaocorrência e distribuição estão, naturalmente, relacionadascom a organização do sistema de saúde de cada país.A automedicação, por possuir uma dimensão ética associadaao direito e ao dever do indivíduo, esclarecida e responsavelmente,intervir no processo de saúde/doença, deveser estruturalmente gerida pelo sistema de saúde, sob penade concorrer para o comprometimento do seu funcionamentoseguro, eficaz, racional e econômico. De fato, a procurade cuidados médicos gerais no ambulatório baseia‑se nosconhecimentos individuais sobre o processo saúde/doença,na auto‑percepção de saúde e na fatualização dos problemasde saúde nos contextos cultural, social, familiar e econômicodo doente, daí sobressaindo motivos para a procura epara a não procura da consulta médica (MATOS, 2005).Downloads
Publicado
2013-01-03
Como Citar
Chimello, T., & Vianna, L. F. (2013). INDÍCE DE USO DE MEDICAMENTOS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS , SC. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 22(1/4), 28–31. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/104
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).