Sobre a Revista
Foco e Escopo
Infarma - Ciências Farmacêuticas (Infarma – Ciências Farmacêuticas) é um periódico de acesso livre com conteúdo multidisciplinar, aberto à comunidade científica nacional e internacional, arbitrado por pares. Publica trabalhos nos diferentes campos das Ciências Farmacêuticas, sobre temas relevantes envolvendo pesquisas básicas e aplicadas, na forma de artigos originais, artigos de revisão e notas técnicas.
PRECEITOS ÉTICOS
Infarma - Ciências Farmacêuticas segue as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE). As Diretrizes do COPE estimulam e recomendam a conduta ética de editores, revisores e autores, incentivando a identificação ativa de plágio na pesquisa, fraudes, possíveis violações de ética.
Todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem seguir a declaração de Helsinki (https://apps.who.int/iris/handle/10665/268312) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (http://conselho.saude.gov.br/ comissoes-cns/conep/). Quanto a Ensaios Clínicos, Infarma – Ciências Farmacêuticas apoia as declarações do Consolidated Standards of Reporting Trial (CONSORT), disponíveis em http://www.consort-statement.org/ .
Isso significa que o consentimento informado é obrigatório para pesquisas envolvendo participantes humanos, e o participante da pesquisa deve ser informado sobre todos os aspectos do estudo. O estudo deve ser realizado somente quando o participante voluntariamente confirmar sua disposição em participar do ensaio clínico e concordar que a pesquisa é importante para o avanço do conhecimento médico e bem-estar social.
Os nomes dos participantes ou quaisquer outros identificadores devem ser removidos de todas as seções do manuscrito, incluindo informações complementares. Na seção Métodos, os autores devem incluir que o consentimento informado para publicar informações/imagens de identificação foi obtido.
Qualquer manuscrito envolvendo órgãos/tecidos de prisioneiros será imediatamente rejeitado, incluindo manuscritos que descrevem pesquisas em transplantes humanos envolvendo órgãos/tecidos obtidos de prisioneiros. A privacidade dos doadores de órgãos deve ser garantida e os detalhes das instituições por meio das quais os órgãos/tecidos foram obtidos devem ser incluídos.
Todas as pesquisas envolvendo animais devem seguir a Declaração Universal do Bem-Estar Animal (https://www.worldanimalprotection.ca/sites/default/files/media/ca_-_en_files/case_for_a_udaw_tcm22-8305.pdf), e a Lei Brasileira 11795/2008 ( Lei de Arouca), disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11794.htm.
Os autores devem informar, na seção Métodos, o nome do Comitê de Ética que aprovou a pesquisa e o número do protocolo de aprovação.
Ademais, autores e editores são estimulados a acessar http://publicationethics.org, onde encontrarão informações sobre ética em pesquisa e publicação.
Resumidamente, as recomendações seguidas por Infarma – Ciências Farmacêuticas podem ser destacadas:
Editores
-Garantir que as boas práticas editoriais sejam seguidas e mantidas.
-Garantir a autonomia das decisões editoriais.
-Garantir a proteção da identidade dos autores e revisores durante todo o processo de arbitragem, por meio de avaliação duplo-cega.
-Analisar os manuscritos submetidos quanto ao escopo de Infarma- Ciencias Farm, às instruções para autores, aspectos legais (violação de direitos autorais, plágio) e éticos.
-Preservar os direitos dos autores
-Orientar Editores Convidados, Autores e Revisores quanto ao fluxo editorial e ao processo de revisão por pares
-Selecionar os revisores, que devem apresentar expertise em seus campos de atuação.
-Organizar e atualizar a lista de revisores.
-Responder a questionamentos sobre artigos publicados, relacionados a má-conduta editorial
-Publicar, se necessário, correções e retratações
Revisores ad hoc
-Informar aos Editores a disponibilidade para avaliar um manuscrito
-Informar aos Editores qualquer identificação, no manuscrito, de má-prática, violação de direitos autorais ou plágio.
-Recusar um convite se não for qualificado para a revisão do manuscrito, se houver conflito de interesses, ou se identificar qualquer sinal que possa levar ao reconhecimento da autoria do manuscrito.
-Considerar o manuscrito como um documento confidencial e não usar as informações contidas nesse documento em seu próprio benefício.
-Emitir opinião com base nas boas práticas editoriais, principalmente no que se refere à ética e respeito aos direitos individuais e coletivos.
Autores
-Conhecer o foco e o escopo de Infarma Ciencias Farm, bem como seguir as orientações para a submissão
-Garantir que o manuscrito submetido é original e não foi previamente publicado em revistas nacionais ou estrangeiras
-Redigir o manuscrito com base nas boas práticas de pesquisa e redação de trabalhos científicos.
- Garantir que o manuscrito não foi submetido à apreciação por outra revista concomitantemente a Infarma – Ciencias Farm.
-Garantir o atendimento às recomendações de Comitê de Ética em Pesquisa, quando pertinente. Os experimentos devem seguir os padrões éticos definidos pelo Code of Ethics of the World Medical Association (Declaration of Helsinki) ou na EU Directive 2010/63/EU.
-Garantir que as práticas éticas, assim como o número do protocolo de aprovação por Comitê de Ética estejam incluídos na seção Material e Métodos do manuscrito.
-Garantir que o manuscrito não apresente expressões e conteúdos que configurem plágio. Autores devem ser cuidadosos quanto à reprodução de figuras, tabelas e quadros. O plágio é tratado com seriedade pelo periódico.
-Garantir o crédito às fontes consultadas
-Garantir que as boas práticas de autoria sejam seguidas.
-Manter a comunicação com os Editores durante todo o processo editorial, garantindo que se houver a necessidade de correções ou retratações, os Editores serão imediatamente informados.
Dessa forma, somente serão consideradas as contribuições originais, submetidas exclusivamente ao periódico. Publicações prévias ou duplicadas não são permitidas. O autor deverá informar qualquer submissão ou relatos que possam ser considerados como publicação duplicada ou prévia.
Autores são fortemente estimulados a, antes da submissão, verificar a ocorrência de plágio, por meio de um software de detecção, para garantir que o manuscrito apresente um mínimo de semelhança com outros documentos.
Todo manuscrito aceito está sujeito a alterações durante a edição.
NÚMEROS ESPECIAIS E SUPLEMENTOS
Números especiais e suplementos poderão ser publicados esporadicamente. Nos casos de artigos completos, a avaliação por pares será realizada de acordo com fluxo editorial usual de Infarma – Ciências Farmacêuticas.
Processo de Avaliação pelos Pares
Infarma segue as regras dos “Requisitos Uniformes para Manuscritos Apresentados a Periódicos Biomédicos” (Norma de Vancouver - http://www.icmje.org). O estilo e formato das referências são baseados no Instituto Nacional Americano de Normas e Estilo adaptado pela National Library of Medicine NLM, para seus bancos de dados. Os autores devem consultar: Patrias K. Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors, and publishers [Internet]. 2nd. ed. Wendling DL, technical editor. ethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2007 [updated 2009 Jan 14]: http://www.nlm.nih.gov/citingmedicine
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos respectivos autores.
Autores devem encaminhar ao menos 3 sugestões de revisores potenciais (nome e e-mail). Os revisores sugeridos devem ter experiência no tema abordado no manuscrito, apresentar minimamente o título de doutor e não apresentar conflito de interesse em relação aos autores. Contudo, não há qualquer obrigação dos Editores em utilizar esses nomes. Aos revisores é solicitado o envio da avaliação em no máximo 3 semanas. Revisores adicionais podem ser solicitados para auxiliarem os Editores em sua decisão final.
Os Revisores, preferencialmente, devem estar vinculados a uma instituição de pesquisa, com publicações em sua área de expertise, nos últimos 3 anos.
A avaliação de um manuscrito passa por três etapas:
1) avaliação preliminar da forma: ao ser submetido, é verificado se o manuscrito segue as diretrizes para autores, principalmente nos quesitos: estilo de referências e citações, ausência de identificação que possa comprometer a avaliação duplo-cego e necessidade ou não de aprovação pela CONEP, de acordo com a Resolução 466/2012 (http://conselho.saude.gov.br/comites-de-etica-em-pesquisa-conep?view=default). Os autores devem informar, no manuscrito, as informações pertinentes, inclusive sobre o termo de consentimento livre e esclarecido
Além disso, é verificado se as referências citadas são atuais e relevantes. Caso todos os quesitos estejam conformes, o manuscrito segue para a segunda etapa. Caso contrário, retorna aos autores que têm até 15 dias para ajustes e re-envio.
2) avaliação por pares: o manuscrito é encaminhado a ao menos 2 avaliadores que têm um prazo de até 15 dias para enviar o parecer. Se o avaliador não atende a esse prazo, é substituído imediatamente, para não atrasar o processo de avaliação. As sugestões dos avaliadores são encaminhadas aos autores para que procedam à revisão do manuscrito. O manuscrito revisado deverá ser enviado no prazo máximo de 15 dias. Se o prazo não for atendido, será automaticamente eliminado da fila de avaliação.
Caso haja divergência entre os revisores (por exemplo, um revisor aceita e o outro rejeita o manuscrito), um revisor adicional é designado. Com base nas três avaliações o Editor fará o encaminhamento pertinente.
3) reavaliação por pares: o manuscrito revisado pelos autores é enviado novamente aos avaliadores para que verifiquem se todas as alterações foram feitas e se o manuscrito pode ser aceito. Os avaliadores têm até 15 dias para encaminhar a resposta. Se considerarem aceito, o manuscrito segue para a fila de edição. Se as alterações não tiverem sido feitas adequadamente, o manuscrito retorna aos autores que têm um prazo de até 7 dias para enviar o novo arquivo revisado.
Se o manuscrito não for encaminhado nesse prazo, será automaticamente retirado da fila de avaliação.
Ao final do processo, o tempo médio entre a avaliação e a publicação é de cerca de 90 dias. Eventuais atrasos ocorrem devido à necessidade de substituição de revisores e/ou demora em atender aos prazos, tanto por revisores quanto por autores.
Periodicidade
A periodicidade da revista é trimestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Critérios de autoria
A autoria confere crédito e tem importantes implicações acadêmicas, sociais e financeiras. A autoria também implica responsabilidade pelo trabalho publicado. As seguintes recomendações destinam-se a garantir que os autores que fizeram contribuições intelectuais substanciais para um documento recebem crédito como autores, mas também os contribuintes creditados à medida que os autores entendem seu papel em assumir a responsabilidade e ser justuficável no manuscrito a ser publicado.
O autor correspondente é aquele que assume a responsabilidade principal pela comunicação com a revista durante a submissão per de revisão pelos pares e processo de publicação. É o autor que garante que todos os requisitos administrativos do jornal, como o fornecimento de detalhes de autoria, registro de documentação e aprovação do comitê de ética, e recolhimento de formulários e declarações de conflito de interesse, sejam devidamente preenchidos.Infarma-Ciências Farmacêticas recomenda que a autoria seja baseada nos seguintes critérios:
- Contribuições substanciais para a concepção ou planejamento do trabalho; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho.
- Redação do trabalho ou revisão crítica do conteúdo intelectual importante.
- Aprovação da versão final a ser publicada.
- O termo de concordância é responsável por todos os aspectos do trabalho para garantir que as questões relacionadas à precisão ou integridade qualquer parte do trabalho sejam devidamente investigadas e resolvidas.
Infarma-Ciências Farmacêuticas recomenda que a designação dos autores seja baseada nos seguintes critérios:
- Todos os autores devem atender a todos os critérios de autoria e, todos aqueles que atenderem aos critérios devem ser identificados como autores.
- Aqueles que não cumprem os quatro critérios devem ser reconhecidos em agradecimentos.
- Esses critérios de autoria destinam-se a reservar o status de autoria para aqueles que merecem o crédito e podem assumir a responsabilidade pelo trabalho.
- Os indivíduos que conduzem o trabalho são responsáveis por identificar quem cumpre esses critérios e, idealmente, deve fazê-lo ao planejar o trabalho, fazendo modificações apropriadas na medida em que o trabalho se desenvolve.
Indexação
- NLM: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/9425174
- SCOPUS: https://www.scopus.com/sourceid/21101085532
- SCIMAGO: https://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=21101085532&tip=sid&clean=0
- EBSCO: https://essentials.ebsco.com/search/eds/details/infarma-pharmaceutical-science?query=Infarma&searchfield=TI&db=edsdoj&an=edsdoj.f7ddb2fd6f6e4e7f9cc6b0d7a1f3fc7c
- CAB Abstract: https://www.ebsco.com/m/ee/Marketing/titleLists/cab-coverage.htm
- DIADORIM: https://diadorim.ibict.br/handle/1/1172
- DOAJ: https://doaj.org/toc/2318-9312?source=%7B%22query%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%220104-0219%22%2C%222318-9312%22%5D%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22sort%22%3A%5B%7B%22created_date%22%3A%7B%22order%22%3A%22desc%22%7D%7D%5D%2C%22_source%22%3A%7B%7D%2C%22track_total_hits%22%3Atrue%7D
Sponsors
Fontes de Apoio
Infarma – Ciências Farmacêuticas é um periódico financiado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Assim, nenhuma taxa de submissão, publicação e depósito de D.O.I. é cobrada dos autores. É importante ressaltar que todo o processo editorial é independente e segue as boas práticas.
Histórico do periódico
Infarma (ISSN 0104-0219) teve seu primeiro número publicado em 1992, como encarte científico da Revista Pharmacia Brasileira, veículo de divulgação do Conselho Federal de Farmácia, sendo publicada nesse formato até 2012, quando passou por uma reformulação, se desvinculando da Revista Pharmacia Brasileira, se tornando Infarma – Ciências Farmacêuticas, com corpo editorial internacional e publicação online (e-ISSN 2318-9312) com artigos nos idiomas português, inglês ou espanhol. A partir de 2013, tem sido publicado um volume por ano, constituído por quatro fascículos trimestrais, com datas previstas para publicação até o dia 05 dos meses de abril, julho, outubro e janeiro.
Indexação:
SCOPUS
SCIMAGO
NLM
DOAJ
CAB (EBSCO)
CABI
CITEFACTOR
CROSSREF
DIADORIM
GIF
LATINDEX
MIAR
OAJI
OPEN ACCESS
SIS
SJIF
UIF