ALTERAÇÕES DO METABOLISMO LIPÍDICO EM PACIENTES HIPERTENSOS ATENDIDOS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Resumo
A hipertensão é uma condição clínica de alta prevalênciaem nosso meio, atingindo a cerca de 20% dapopulação brasileira (AKASHI et al., 1998; SIMONETTI etal., 2002), o que representa cerca de 12 milhões de pessoas(SIMONETTI et al., 2002), e constitui um importantefator de risco para as doenças cardiovasculares, que são aprincipal causa de morte no Brasil, desde a década de 60(LOTUFO, 1998).Os fatores de risco cardiovasculares são identificadoscomo fisiológicos, bioquímicos e ambientais, incluindohipertensão, anormalidades lipídicas e hiperglicemia,que constituem a “síndrome metabólica cardiovascular”(SANDER e GILES, 2002; COBBE, 1998).Downloads
Publicado
2013-01-03
Como Citar
Martins, R. D., Alves, R. de S., Viana, V. A. F., Silva, G. G., Silva, C. de O., Martins, A. M. C., & Queiroz, M. G. R. de. (2013). ALTERAÇÕES DO METABOLISMO LIPÍDICO EM PACIENTES HIPERTENSOS ATENDIDOS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 22(1/4), 42–49. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/106
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).