SYMPHYTUM OFFICINALE, SUA TOXICOLOGIA E A RESPECTIVA PATOGENESIA REGISTRADA NA LITERATURA HOMEOPÁTICA
Resumo
Symphytum officinale Ledeb, é planta da família Borraginaceae, conhecida popularmente por “confrey”, consólida, consólida maior e orelha de asno. O nome consólida provém do latim e significa consolidar, robustecer. É nativa na Europa e Ásia tendo sido introduzida e difundida em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil, em decorrência de seu uso como fitoterápico e também como planta forrageira que favorecer a lactação. O “confrey” é vegetal que há séculos vem sendo utilizada como auxiliar no tratamento de fraturas ósseas e de úlceras e, mais recentemente, em inúmeras outras patologias, tais como: artrites, litíase renal, gangrena, ferimentos dos olhos, anemia, tuberculose, câncer, etc. Esse vegetal é também consumido sob forma de saladas sendo ainda encontrado em farmácia “in natura”, como raiz ou folhas ou sob a forma de diferentes preparações farmacêuticas, tais como: creme, pomada, loção capilar, cápsula gelatinosa, tintura, tintura capilar, etc.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).