ESTUDO ANALÍTICO E COMPARATIVO DE COMPRIMIDOS CONTENDO CITRATO DE SILDENAFILA ADQUIRIDOS NO MERCADO FORMAL E INFORMAL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e4.a2016.pp226-233Palavras-chave:
Citrato de sildenafila, Controle de qualidade, Análise quantitativa, Saúde públicaResumo
Citrato de sildenafila é um fármaco inibidor seletivo da enzima fosfodiesterase tipo 5 (PDE-5), restaurando naturalmente a função erétil peniana. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise comparativa do aspecto visual, peso médio e uniformidade de conteúdo entre os medicamentos disponíveis nos mercados formal e informal. Pela análise dos resultados obtidos, os medicamentos referência, genérico e similar apresentaram embalagem primária e secundária, bula, selo de segurança íntegro, comprimidos de coloração homogênea azul e núcleo branco, diferindo apenas no formato. Quanto ao medicamento adquirido no mercado informal, o mesmo apresentou somente a embalagem primária, com comprimidos de coloração azulada heterogênea e formato irregular. Os medicamentos referência, genérico, similar e do mercado informal, apresentaram respectivamente, valores de peso médio de 316,3 mg ± 0,0069, 318,0 mg ± 0,0053, 348,2 mg ± 0,0044 e 140,1 mg ± 0,0047, cumprindo as determinações da Farmacopeia Brasileira. No teste de uniformidade de conteúdo, apenas os medicamentos referência, genérico e similar, com valores de teor respectivamente de 103,1% ± 0,5297, 103,9% ± 0,6420 e 100,0% ± 0,8028, cumpriram as especificações, enquanto a amostra do mercado informal apresentou um teor de 63,7% ± 3,530, não se adequando às determinações da legislação brasileira. Dessa forma, salienta-se neste trabalho, o grande risco à saúde dos pacientes ao utilizar medicamentos de procedência duvidosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).