REGULAÇÃO DE PRODUTOS SANEANTES NO BRASIL: REGISTRO, NOTIFICAÇÃO, EMBALAGEM E ROTULAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e4.a2016.pp208-215Palavras-chave:
saneante, registro, notificação, rotulagem, embalagemResumo
Produtos saneantes com diversas finalidades de uso são cada vez mais populares no mercado brasileiro. Os consumidores buscam produtos que mantenham suas casas e ambientes limpos e livres de pragas. A crescente utilização de saneantes trouxe consigo uma maior responsabilidade de sua regularização. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável pela aprovação e fiscalização pós mercado destes produtos de forma a garantir qualidade e segurança. Neste trabalho, foi realizada uma revisão de legislações que abordam registro, notificação, embalagem e rotulagem de saneantes. Estas legislações foram criadas com o intuito de orientar empresas produtoras, assim como os usuários quanto à atualização das informações importantes que devem constar no rótulo de cada produto, assim como as principais características das embalagens. Essas informações são importantes para ajudar os consumidores a utilizar produtos de forma apropriada, identificar sua legitimidade bem como sua qualidade e prevenir acidentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).