ADESÃO À TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA
Resumo
Estudos que destacam a perspectiva médica e do paciente no processo de adesão à terapêutica, utilizam tanto o termo compliance como adherence1,2. Os termos mais utilizados na língua inglesa, adherence e compliance, possuem significados diferentes, sendo que o termo compliance pode ser traduzido como obediência, e pressupõe um papel passivo do paciente, e o termo adherence, ou aderência, é utilizado para identificar uma escolha livre das pessoas de adotarem ou não certa recomendação3. Estas terminologias são discutidas com freqüência nas pesquisas que procuram explorar e problematizar estes conceitos na prática clínica4.Downloads
Publicado
2013-01-09
Como Citar
Oliveira, E. A. de. (2013). ADESÃO À TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 20(11/12), 18–23. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/179
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).