USO TÓPICO DO CIDOFOVIR PARA TRATAMENTO DAS LESÕES ASSOCIADAS AO PAPILLOMAVÍRUS HUMANO: REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e1.a2017.pp13-20Palavras-chave:
Cidofovir, Papillomavirus humano, antiviral, terapia tópicaResumo
As verrugas genitais são lesões epiteliais induzidas pelo Papillomavirus Humano (HPV). Atualmente, as técnicas utilizadas para tratamento dessas lesões são dolorosas e as recidivas costumam acontecer em um curto espaço de tempo. Diversos estudos têm demonstrado a eficácia do cidofovir no tratamento de HPV entre outras infecções virais. O objetivo desta revisão de literatura é fazer uma abordagem sobre o fármaco e a sua utilização clínica no tratamento de HPV, apresentando a forma farmacêutica, posologia, reações adversas e dados sobre sua eficácia. Os resultados da pesquisa bibliográfica mostram que o uso intralesional e epidérmico do cidofovir em formulações extemporâneas tem se mostrado eficaz no manejo dos condilomas. A utilização tópica do cidofovir se apresenta, portanto, como uma alternativa clínica aos tratamentos convencionais, minimizando os efeitos colaterais locais e evitando a ocorrência de efeitos adversos sistêmicos. Diante disso, faz-se necessária a padronização de uma formulação tópica através de estudos de pré-formulação e demais ensaios clínicos visando a obtenção de uma preparação estável, segura e eficaz para tratamento das lesões associadas ao HPV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).