INTERAÇÃO ALIMENTOS E MEDICAMENTOS: UM ASSUNTO DESPERCEBIDO PELA POPULAÇÃO
Resumo
O tratamento de muitas doenças requer terapia com drogas, geralmente envolvendo o uso de várias delas. As interações alimentos‑drogas podem alterar o efeito das mesmas, e os efeitos terapêuticos ou colaterais das medicações podem afetar o estado nutricional do paciente. Os termos interação droga‑nutriente e interação alimento‑droga são frequentemente utilizados de modo permutável. Na realidade, as interações droga‑nutrientes são algumas das muitas interações alimento‑droga possíveis. As interações droga‑nutrientes incluem alterações específicas na farmacologia de uma droga causada por um ou mais nutrientes ou alterações na cinética de um ou mais nutrientes causadas por uma droga (PRONSKY e CROWE, 2000).Downloads
Publicado
2013-01-09
Como Citar
Machado, T., & Machado, J. (2013). INTERAÇÃO ALIMENTOS E MEDICAMENTOS: UM ASSUNTO DESPERCEBIDO PELA POPULAÇÃO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 20(9/10), 46–48. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/192
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).