PERFIL SOCIOECONÔMICO E FARMACOTERAPÊUTICO DOS USUÁRIOS DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR EM JUAZEIRO DO NORTE- CE
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e3.a2017.pp255-263Palavras-chave:
Medicamentos Essenciais. Política Nacional de Medicamentos. Políticas Públicas de Saúde.Resumo
De acordo com a Constituição Brasileira, Saúde é um direito de todos e dever do Estado. Algumas políticas foram e continuam sendo adotadas com o intuito de elevar a qualidade dos serviços de saúde e alargar o acesso da população aos medicamentos essenciais, a exemplo dessas políticas o governo federal instituiu em 2004, o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB). O presente artigo tem como objetivo traçar o perfil socioeconômico e farmacoterapêutico dos usuários do Programa Farmácia Popular atendidos na unidade de Juazeiro do Norte-CE. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa com amostra de 100 entrevistados de ambos os sexos, entre 20 e 70 anos, sendo a coleta de dados realizada através de questionário semiestruturado. Dentre os 100 participantes da pesquisa, 77% eram do sexo feminino; 22% têm entre 61-70 anos de idade; 79% declaram-se não alfabetizado; 78% afirma ter renda familiar entre 1-2 salários mínimos; 22% dos entrevistados eram hipertensos; 61% dos medicamentos destinam-se ao tratamento da hipertensão; 96% afirmam que o PFPB atende suas expectativas; 69% declara não ter condições de custear o tratamento medicamentoso. Além da perspectiva de saúde pública, o PFPB, desempenha um papel social importante de responsabilidade pública para com a população carente efetividade e viabilidade desse programa, demonstra-se o perfil do seu usuário, ao passo que se sugere estratégias que permitam um maior alcance do programa, tais como a revisão do elenco de medicamentos para inclusão de mais fármacos e maior divulgação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).