PERFIL DA PRESCRIÇÃO E DISPENSAÇÃO DE FÁRMACOS ANOREXÍGENOS EM FORTALEZA – CE
Resumo
Segundo estatísticas da Organização Mundial deSaúde (OMS), cerca de 25% da população mundial é obesa e destes 25% morrem por conseqüências diretas ou indiretas da obesidade (PASSOS, 2005). Estima‑se, hoje, que nosso País possua quatro milhões de obesos mórbidos, aproximadamente 4% da população, segundo a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade; 30% das causas de morte, no Brasil, estão associadas à obesidade e a doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos (OSÓRIO, 2005). Os portadores de obesidade e excesso de peso apresentam risco relativo elevado para hipertensão arterial sistêmica(VGONTZAS et al, 2005; SHOCHAT, PILLAR, 2003), infarto agudo do miocárdio (CAPLES et al, 2005; BERG,SCHERER, 2005) doença vascular cerebral, dentre outras condições clínicas, além de se envolverem em maior número de acidentes de trânsito e do trabalho (PINHO et al,2005).Downloads
Publicado
2013-01-10
Como Citar
Romeu, G. A., Justino, P. F. C., & Lima, Álisson M. A. (2013). PERFIL DA PRESCRIÇÃO E DISPENSAÇÃO DE FÁRMACOS ANOREXÍGENOS EM FORTALEZA – CE. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 20(7/8), 32–37. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/198
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).