INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS SOBRE O TEMPO DE DESINTEGRAÇÃO DE COMPRIMIDOS DE PARACETAMOL
Resumo
As formas farmacêuticas sólidas orais, após serem administradas no organismo humano, devem liberar seu princípio ativo através dos processos de desintegração e dissolução, caracterizando a fase farmacêutica de ação dos fármacos, tornando-o disponível, em quantidade suficiente, para ser absorvido (HANSON, 1991). Administrado por via oral, na forma de comprimidos ou cápsulas, um fármaco não pode ser absorvido até que suas partículas sejam dissolvidas pelos líquidos em algum ponto do trato gastrintestinal (TGI), caso sua solubilidade seja dependente do pH do meio, ele pode se dissolver no estômago ou no intestino. O processo pelo qual as partículas se dissolvem é chamado de dissolução (ANSEL; POPOVICH;ALLEN JUNIOR, 2000).Downloads
Publicado
2013-01-11
Como Citar
Santos Júnior, M. C. D., Caetité Júnior, E., & Santos Júnior, A. D. F. (2013). INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS SOBRE O TEMPO DE DESINTEGRAÇÃO DE COMPRIMIDOS DE PARACETAMOL. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(3/4), 11–16. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/211
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).