SUSCETIBILIDADE ANTIMICROBIANA DE ENTEROBACTÉRIAS ISOLADAS DE INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO DE PACIENTES DE HOSPITAL DE BELÉM (PA)

Autores

  • José Maria dos Santos Vieira
  • Ednei Charles da Cruz Amador
  • Felipe Pinto de Oliveira
  • Maria Aparecida de Abreu Netto
  • Antonia Benedita Rodrigues Vieira

Resumo

Infecção do trato urinário (ITU) é a presença de microorganismos que se multiplicam, nas vias urinárias, constituídas pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. É uma das doenças mais comuns e acomete homens e mulheres, em qualquer idade, apresentando, entretanto, freqüência diferenciada nos sexos feminino e masculino e nas diversas faixas etária. A ITU representa o principal tipo de infecção hospitalar e é uma das principais causas de consulta na prática médica, com cerca de 40% dos processos infecciosos nosocomiais, só perdendo para as infecções do trato respiratório.A grande maioria das ITU é causada por bactérias, mas também podem ser provocadas por vírus, fungos e outros microorganismos.

Biografia do Autor

José Maria dos Santos Vieira

Professor Adjunto, Departamento de Farmácia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, UFPA

Ednei Charles da Cruz Amador

Discente do Curso de Farmácia da UFPA

Felipe Pinto de Oliveira

Discente do Curso de Farmácia da UFPA

Maria Aparecida de Abreu Netto

Farmacêutica, Hospital Adventista de Belém

Antonia Benedita Rodrigues Vieira

Professor Adjunto, Departamento de Patologia, CB, UFPA

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

Vieira, J. M. dos S., Amador, E. C. da C., Oliveira, F. P. de, Netto, M. A. de A., & Vieira, A. B. R. (2013). SUSCETIBILIDADE ANTIMICROBIANA DE ENTEROBACTÉRIAS ISOLADAS DE INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO DE PACIENTES DE HOSPITAL DE BELÉM (PA). Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(3/4), 20–23. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/213

Edição

Seção

Artigo Original