AVALIAÇÃO DA ECONOMICIDADE NAS AQUISIÇÕES DE MEDICAMENTOS POR REGISTRO DE PREÇOS DA REDE HOSPITALAR DA SESAB
Resumo
A aquisição é uma das etapas do ciclo logístico da Assistência Farmacêutica onde está diretamente ligada ao acesso, que em sua definição esta relacionada ao financiamento sustentado, aos preços economicamente aceitáveis e de fácil obtenção no mercado, como também é um processo ligado a decisões relativas ao custo-efetividade de cada medicamento selecionado e estimado para compra. A decisão de adquirir processualmente, de forma centralizada, apresenta a vantagem de economia de escala, que propicia preços baixos em razão dos maiores volumes, facilidade de planejamento por parte do requisitante e/ou fornecedor, e desenvolver atividades de qualidade total nesta área. Neste novo modelo, o requisitante não será o nível central da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia¹ (SESAB) e, sim, cada Unidade Hospitalar que fará o seu pedido de necessidade, emissão de nota de empenho e ordem bancária para pagamento dos fornecedores. Fazem parte desta Rede as Unidades Hospitalares da Região Metropolitana de Salvador, sendo sete hospitais gerais, três maternidades, cinco especializados, totalizando desta forma 15 unidades.Downloads
Publicado
2013-01-11
Como Citar
Bugarin, E. J. R., Pereira, M. T., Avena, J. P., Matos, R. B., & Kurihara, M. P. (2013). AVALIAÇÃO DA ECONOMICIDADE NAS AQUISIÇÕES DE MEDICAMENTOS POR REGISTRO DE PREÇOS DA REDE HOSPITALAR DA SESAB. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(1/2), 7–9. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/217
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).