ATENÇÃO FARMACÊUTICA A IDOSOS PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v30.e2.a2018.pp95-101Palavras-chave:
atenção farmacêutica, atenção primária à saúde, idoso, doenças crônicas.Resumo
Atenção Farmacêutica constitui a prática farmacêutica desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica, compreendendo atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. Tem foco no usuário do medicamento, na educação em saúde, na orientação farmacêutica, no registro sistemático de atividades, mensuração e avaliação de resultados, na busca da resposta satisfatória à terapêutica farmacológica. O presente estudo teve como objetivo revisar a literatura pertinente à Atenção Farmacêutica no contexto de idosos portadores de doenças crônicas atendidos pela atenção primária à saúde. Trata-se de revisão bibliográfica realizada nas bases de dados NCBI (via Pubmed), Web of Science, Scopus e LILACS. Sem a atuação do farmacêutico, o medicamento e o cuidado relacionado ao seu uso apresentam-se desordenados e desqualificados no âmbito do SUS. Há problemas significativos em todos os pontos envolvendo a farmacoterapia, como adesão, polifarmacoterapia, automedicação, problemas relacionados
a medicamentos e interações medicamentosas. A Atenção Farmacêutica no contexto de problemas de saúde em idosos é essencial para o fortalecimento da adesão ao tratamento, redução dos gastos, promoção do uso racional dos medicamentos, redução dos problemas relacionados aos medicamentos, informações sobre a doença e seus agravos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).