A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO CIRCUITO E GESTÃO DA MEDICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPI): IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADO COM OS MEDICAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e3.a2019.pp233-239Palavras-chave:
envelhecimento, cuidados farmacêuticos, gerenciamento da medicaçãoResumo
Se avaliar procedimentos é importante em todas as áreas, na saúde a sua relevância tem um papel acrescido. Essa preocupação na criação de sistemas que permitam avaliar o circuito e gestão dos medicamentos em espaços onde residem idosos, assume uma importância que tem de ser devidamente enquadrada. É notório que muitos Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM) podem ser facilmente identificados quando existem sistemas integrados de controlo eficientes, diminuindo o risco de exposição a erros de medicamentos. Ao longo desta nota técnica, procuramos analisar alguns trabalhos publicados nos últimos anos, nest área. Diferentes estudos com diferentes protocolos, avaliaram múltiplas variáveis no circuito e gestão do medicamento em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Assim, da análise desses estudos, levantamos alguns pontos que podem e devem ser mais aprofundados no futuro, tendo o farmacêutico um papel ativo neste assunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).