O CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, EM SÃO LUÍS - MA (BRASIL)
Resumo
O uso indevido de substâncias psicoativas tem sido amplamente estudado, ao longo dos anos. A abordagem contemporânea da questão propõe a compreensão do uso irracional de psicofármacos como uma questão de saúde pública, responsável por uma grave doença primária, a farmacodependência, além de potencial causador de outros prejuízos para o indivíduo e sociedade(BUCHER, 1992; HIGA et al, 2003). O abandono de uma visão moralista e preconceituosa muito tem contribuído para uma melhor compreensão do problema, aumentando a eficiência das diversas abordagens terapêuticas disponíveis bem como, otimizando ações de prevenção. Contudo, as políticas públicas de combate ao uso de drogas ainda priorizam a repressão ao narcotráfico em detrimento da humanização da assistência aos usuários. Neste sentido, devido à complexidade dos mecanismos fisiopatológicos da farmaco dependência e em função do alto custo da terapêutica desta doença(MOSIMANN, 2000), diversos especialistas têm apresentado que ações preventivas bem direcionadas e que considerem as peculiaridades do público-alvo, podem ser muito eficazes na redução da demanda pelo uso de psicotrópicos.Downloads
Publicado
2013-01-21
Como Citar
Mariz, S. R., Barros, M. A. da C., & Mariz, J. P. (2013). O CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, EM SÃO LUÍS - MA (BRASIL). Infarma - Ciências Farmacêuticas, 17(5/6), 49–52. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/270
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).