BENEFÍCIOS DO RESVERATROL COMO ATIVO COSMÉTICO NA PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e4.a2020.pp319-328Palavras-chave:
envelhecimento cutâneo, radicais livres, rejuvenescimento, resveratrol, sirtuína 1Resumo
A melhora dos parâmetros de saúde da população é um dos maiores feitos da humanidade e essa conquista se transformou em um desafio para os tempos de hoje. Viver mais é importante, desde que possamos adicionar qualidade de vida, física e mental, para os anos que ganhamos, e por isso a busca por recursos que possam nos ajudam a atingir esse objetivo tem estimulado novas pesquisas e dentre essas, destaca-se a procura de ativos a serem utilizados em formulações cosméticas, que possam combater o envelhecimento cutâneo. O envelhecimento da pele pode ser intrínseco, ou seja, aquele decorrente da passagem natural do tempo e da genética do corpo, ou pode ser extrínseco, aquele provocado por fatores ambientais, que interagem com a pele, e muitos desses fatores estão relacionados à produção de radicais livres, como tabagismo, consumo exagerado de álcool e estresse e, nesse contexto, um dos ativos que nos chama a atenção, no combate ao envelhecimento cutâneo, é o resveratrol. O resveratrol é um composto fenólico, encontrado em várias plantas e alimentos como o amendoim, uva e seus derivados, que exerce uma variedade de atividades biológicas como antioxidantes, anti-inflamatórias, cardioprotetoras, quimiopreventivas e neuroprotetoras. O presente artigo é caracterizado como sendo uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva com abordagem qualitativa e que tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica atualizada sobre o resveratrol e seu uso na prevenção do envelhecimento cutâneo. O resveratrol tem ação antioxidante e é ativador da sirtuína 1, que por sua vez, ativa proteínas reparadoras do DNA, podendo assim ser auxiliar no tratamento antienvelhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).