DESENVOLVIMENTO DE FORMULÁRIO PARA REGISTRO DO PROCESSO DE CUIDADO FARMACÊUTICO NO CONTEXTO DE UM HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DO SERIDÓ POTIGUAR
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e3.a2021.pp283-290Palavras-chave:
intervenção farmacêutica, documentação, segurança do paciente, hospitalResumo
Indicadores clínicos demonstram resultados satisfatórios da influência de atuação do farmacêutico incorporado à equipe multiprofissional, contribuindo com a provisão da farmacoterapia responsável e atenção centrada no paciente. Esta prática, entretanto, deve ser documentada por meio de registro farmacêutico em prontuário para devido acompanhamento, avaliação da prescrição e elaboração do perfil farmacoterapêutico, além de orientações/recomendações à equipe assistencial de saúde. O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um formulário para registro do processo de Cuidado Farmacêutico para o Setor de Maternidade e Obstetrícia de um hospital da região do Seridó Potiguar. Trata-se de estudo de caráter descritivo e exploratório, a partir de observação direta e consulta a bases de dados Google Scholar, Pubmed, Scielo, Micromedex e Uptodate para desenvolvimento de formulário de registro baseado em Problemas Relacionados a Medicamentos e método Subject, Objective, Assessment, Planning. O formulário inclui itens de identificação do paciente, parâmetros clínicos e laboratoriais, queixas do paciente, registro de alergia, medicamentos utilizados, problemas relacionados a medicamentos, avaliação farmacêutica e plano de cuidado. O desenvolvimento e a utilização deste formulário, um instrumento de tecnologia em saúde, visa a possibilidade de melhoria frente à realidade observada, ao uso racional de medicamentos, além de reforçar a posição estratégica do farmacêutico como promotor da saúde, contribuindo para assistência de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).