A ORIGEM DA FARMÁCIA CLÍNICA NO BRASIL, A SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMÁCIA CLÍNICA E A HARMONIZAÇÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v35.e3.a2023.pp351-363Palavras-chave:
farmácia clínica, cuidado farmacêutico, educação farmacêutica, farmácia prática, serviços farmacêuticos, farmacêutico clínicoResumo
A Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), criada em 2017, tem como objetivo o desenvolvimento da Farmácia Clínica no Brasilcomo área científica e especialidade profissional. Uma das prioridades foi a discussão sobre os conceitos e a nomenclatura relacionados à área, uma vez que o seu desenvolvimento no país ocorreu com diferentes interpretações. Neste sentido, foram elaboradas duas questões norteadoras e dois artigos considerados basilares foram utilizados na pesquisa, realizada pela revisão de artigos científicos e de outras publicações relevantes. Foi elaborado um documento que representava a posição desta sociedade sobre o tema, intitulado “A Origem da Farmácia Clínica no Brasil, seu desenvolvimento, conceitos relacionados e perspectivas”, o qual foi apresentado em assembleia dos associados e publicado na página eletrônica da SBFC, em 2019. Posteriormente, houve a revisão e a atualização deste documento para subsidiar a preparação de material de caráter técnicocientífico, objeto desta publicação, visando a colaborar com a discussão e a disseminação de conceitos e nomenclaturas harmonizados, aplicáveis às atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária na área de Farmácia Clínica e de Cuidado Farmacêutico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).