ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA POPULAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO MUNICÍPIO DE VASSOURAS (RJ)
Resumo
A automedicação é a situação na qual os consumidores utilizam os medicamentos, sem que exista intermediação de prescrição de um agente oficialmente qualificado(SOBRAVIME, 2001). Estudos realizados, na Europa e nos Estados Unidos, estimam que entre 50% e 90% das doenças são inicialmente tratadas por automedicação. Somente um terço da população com algum mal-estar ou enfermidade consulta o médico (BOLETÍN TERAPÉUTICO ANDALUZ,1996; SOBRAVIME, 2001). A automedicação, além de aumentar os gastos pessoais, pode acarretar graves danos à saúde de quem faz uso dessa prática, aumento dos gastos do sistema de saúde; uma vez que quando ocorre o agravamento, fruto ou não da automedicação, o paciente recorre ao sistema de saúde (DASILVAet al, 2002).Downloads
Publicado
2013-01-24
Como Citar
Casagrande, E. F., Gomes, E. de A., Lima, L. C. B. de, Oliveira, M. M. E. de, Oliveira, R. N. de, Riani, R. L. A., … Pinheiro, R. O. (2013). ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA POPULAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO MUNICÍPIO DE VASSOURAS (RJ). Infarma - Ciências Farmacêuticas, 16(5/6), 86–87. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/323
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).