ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS: UMA ABORDAGEM FARMACOEPIDEMIOLÓGICA
Resumo
Os chamados Estudos de Utilização de Medicamento(EUM) são aqueles que, independente do método, objetivo ou finalidade, visam a esclarecer tais aspectos. Eles nos apresentam uma visão geral, ou de particularidades da questão do uso de medicamentos em uma dada sociedade. A Organização Mundial da Saúde (1977) define a utilização de medicamentos como a comercialização, distribuição, prescrição e uso de medicamentos em uma sociedade, com enfase especial sobre as conseqüências médicas, sociais e econômicas resultantes. O consumo de medicamentos é um fato social que, no seu interior, poderemos encontrar, segundoDupuy (1979), um medicamento mágico que propicia ao indivíduo uma resposta fácil e libertadora, permitindo-lhe uma compreensão inteligível de sua condição de saúde ou mesmo, conforme diz Giovanni(1980), libertadora do imperativo de auto-conhecimento e ações transformadoras das condições da sua própria vida; um medicamento solução, que satisfaz necessidades socialmente distintas.Downloads
Publicado
2013-01-24
Como Citar
Oliveira, E. A. de. (2013). ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS: UMA ABORDAGEM FARMACOEPIDEMIOLÓGICA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 16(1/2), 73–77. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/334
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).