ESTABELECIMENTO DE ROTEIRO PARA ADEQUAÇÃO A CRITÉRIOS DE QUALIDADE DA ROTULAGEM DE MEDICAMENTOS INDUSTRIALIZADOS1

Autores

  • G. F. Petrovick Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • P. R. Petrovick Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • H. F. Teixeira Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

1. Parte do Trabalho de Conclusão da Disciplina de Estágio Curricular em Farmácia, Departamento deProdução e Controle de Medicamentos, Faculdade de Farmácia, UFRGS, 2003, do primeiro autor.

A qualidade dos medicamentos está vinculada a diversos quesitos que englobam não somente sua eficácia e segurança, mas, também, todos os aspectos envolvidos desde sua pesquisa até a sua utilização pelo usuário final. Dentro deste conjunto de facetas, a embalagem dos medicamentos possui um papel preponderante. Além de fazer parte do produto, a embalagem deve ser vista como um meio de prover determinada apresentação, proteção, identificação, informação, compartimentalização, portabilidade, comodidade e aceitabilidade deste produto durante as fases de desenvolvimento, produção, armazenamento, transporte, exposição e uso (Dean, 2002). Uma vez que a embalagem e a rotulagem também são consideradas como um elemento da estratégia do produto, este componente passou a ser uma poderosa ferramenta de promoção mercadológica. Embalagens bem desenhadas podem criar valores de conveniência e promocionais, influindo na decisão do usuário (Kotler, 2000).

Downloads

Publicado

2013-01-25

Como Citar

Petrovick, G. F., Petrovick, P. R., & Teixeira, H. F. (2013). ESTABELECIMENTO DE ROTEIRO PARA ADEQUAÇÃO A CRITÉRIOS DE QUALIDADE DA ROTULAGEM DE MEDICAMENTOS INDUSTRIALIZADOS1. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 15(7/8), 73–80. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/355

Edição

Seção

Artigo Original