USO TÓPICO DE QUITOSANA EM OFTALMOLOGIA
Resumo
A quitosana é um polímero obtido da desacetilicação da quitina, um abundante polissacarídeo extraído do exoesqueleto de crustáceos, como o siri (KUMAR, 2000). Esse biopolímero vem recebendo considerável atenção no uso em formas farmacêuticas de liberação controlada (JANESet al., 2001). A quitosana tem sido empregada na produção de cosméticos e medicamentos, além de ser usada na elaboração de aditivos alimentícios e no desenvolvimento de diversos tipos de biomateriais (REMUNAN-LOPEZ etal., 1998). Desde 1980, a quitosana passou a ser utilizada como excipiente de fármacos solúveis em água no intuito de obter uma liberação controlada e sustentada. Além disso, esse biomaterial pode ser utilizado como componente de formulações de fármacos pouco solúveis em água a fim de melhorar a biodisponibilidade (REMUNAN-LOPEZ etal., 1998).Downloads
Como Citar
Severino, P., Vasconcellos, F. da C., & Figueiredo, E. S. de. (2013). USO TÓPICO DE QUITOSANA EM OFTALMOLOGIA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(11/12), 3–8. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/402
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).