SISTEMA CUBANO DE FARMACOVIGILÂNCIA, SEIS ANOS DE EXPERIÊNCIA, NA DETECÇÃO DE EFEITOS ADVERSOS
Resumo
(Revista Cuba na de Farmacia , volume 40, número 1, ja neiro – abril, 2006)(Giset Jiménez López et alii, 2006)
A estratégia da farmacoepidemiologia começou adesenvolver-se, em Cuba, no ano de 1996, já que era necessário contar com uma nova orientação que abrangia todos os aspectos relacionados ao medicamento, desde sua produção até o consumo. Para isso, definiu-se como centro gestor, o Centro para o Desenvolvimento da Farmacoepidemiologia(CDF), criado em junho do mesmo ano, cuja estrutura apóia-se em uma rede nacional, formada por 175 centros municipais de farmacoepidemiologia, localizados em uma farmácia selecionada em cada município e que a partir deste momento se conhece como farmácia principal municipal (FPM).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).