A INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE ÁLCOOL SOBRE O PERFIL LIPÊMICO

Autores

  • Reginaldo Geremias
  • Mirela Tessele Soares

Resumo

Atualmente, o consumo crônico e abusivo de álcool vem sendo de grande relevância clínica, visto seu crescente índice de incidência entre a população mundial, o que compreende um dos principais problemas de saúde individual e coletiva. O consumo de álcool, quer abusivo ou moderado, é responsável por diversas alterações metabólicas, sendo estas capazes de ocasionar quadros patológicos. Dentre as alterações provocadas, encontram‑se os distúrbios no perfil lipêmico, com possível surgimento de quadros de dislipidemias e doenças associadas. Entretanto, tem‑se sugerido que o consumo de álcool pode apresentar efeitos benéficos junto à prevenção de doenças cardiovasculares associadas às dislipidemias, o que tem provocado discussões acerca deste paradoxo.

Biografia do Autor

Reginaldo Geremias

Professor dos Departamentos de Enfermagem, Ciências Biológicas e Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma (SC)

Mirela Tessele Soares

Farmacêutica

Downloads

Como Citar

Geremias, R., & Soares, M. T. (2013). A INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE ÁLCOOL SOBRE O PERFIL LIPÊMICO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(9/10), 3–11. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/410

Edição

Seção

Artigo Original