PREVALÊNCIA DO USO DE ANOREXÍGENOS EM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NA CIDADE DE MONTES CLAROS, MG
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e1.a2013.pp17-23Palavras-chave:
Anorexígenos, ObesidadeResumo
A cada dia crescem as dificuldades de se manter um estilo de vida saudável, por isso a obesidade é cada vez mais recorrente e já é considerada um problema de saúde pública atingindo níveis de escala mundial, somando-se a isto, temos a pressão da sociedade e da mídia por uma aparência magra, todos estes fatores tem desencadeado um uso excessivo de medicamentos anorexígenos com objetivo puramente estético, sem preocupação com os efeitos nocivos que o uso descontrolado possa causar. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência do uso de anorexígenos entre acadêmicos, de ambos os sexos, matriculados no primeiro período dos cursos da área da saúde em uma Instituição Privada de Ensino Superior da cidade de Montes Claros - MG. Foram aplicados 123 questionários contendo 11 questões objetivas para os acadêmicos dos cursos de Farmácia, Medicina,Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia. Deste total,82,9% (n=102) pertenciam ao gênero Feminino e17,1% (n=21) do gênero Masculino. Verificou-se um consumo de medicamentos somente no gêneroFeminino de 8,1%, sendo a Sibutramina e a Fluoxetina os mais consumidos. Os efeitos secundários mais comuns decorrentes do uso de anorexígenos foram inquietação (80%) e ansiedade (70%). Em relação ao motivo do uso, 50% utilizavam por estética, 40% por sobrepeso e 10% por ambos motivos. Os resultados deste trabalho mostram uma perigosa tendência em se ignorar os efeitos adversos dos anorexígenos, mesmo entre pessoas que estudam a área da saúde, o que pode trazer diversos problemas aos usuários.Downloads
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Oliveira, D. P. G. de, Lages, L. T. R., & Assis, J. R. (2013). PREVALÊNCIA DO USO DE ANOREXÍGENOS EM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NA CIDADE DE MONTES CLAROS, MG. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 25(1), 17–23. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e1.a2013.pp17-23
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).