PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DE HEPATITES VIRAIS ENTRE MANICURES E PEDICURES – UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e2.a2014.pp82-89Palavras-chave:
Manicure, Pedicure, Hepatite, Prevenção, TransmissãoResumo
As hepatites virais são responsáveis por elevadas taxas de morbidade e de mortalidade em todo o mundo e demandam altos investimentos em seus tratamentos. As hepatites B e C podem, frequentemente, apresentar-se de forma assintomática, o que ocasiona uma elevada quantidade de indivíduos infectados que desconhecem o fato de portarem a doen- ça. Considerando que a transmissão de tais hepatites pode ocorrer por meio da utilização de materiais perfurocortantes contaminados, os materiais de trabalho utilizados por manicures e pedicures podem constituir um meio de transmissão de tais patógenos. Desta forma, este estudo teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico a fim de se analisar o conhecimento de manicures e pedicures acerca da possibilidade de transmissão do patógeno causador de hepatites e os procedimentos que devem ser adotados por estes profissionais a fim de prevenirem esta transmissão. Foram realizadas pesquisas no Portal de Periódicos Capes e nas bases de dados Scielo e Lilacs, considerando-se publicações no período de 2003 a 2013. Pode-se observar, dentre as práticas destes profissionais, um baixo conhecimento acerca dos procedimentos preventivos, uma baixa adesão ao uso de equipamentos de proteção individual e à vacinação para hepatite B. A necessidade de formação de recursos humanos capacitados mostrou-se nítida, sendo esta imprescindível para a correta prevenção da transmissão destes patógenos por perfurocortantes contaminados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).