PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Resumo
O gerenciamento de resíduos químicos começou aser amplamente discutido, na década de 1990, sendode vital importância para as grandes unidades geradoras(AFONSO, 2003).A presença de resíduos perigosos, em várioslocais de destinação final, é objeto de preocupaçãomundial. Até 1995, a agência americana EnvironmentalProtection Agency (EPA) listou, somente nos EstadosUnidos, 40 mil locais de destinação final contendoresíduos perigosos. Os trabalhadores dessas instalações,a população de entorno e até populações maisdistantes encontram‑se expostos, em geral, as baixasconcentrações desses resíduos através da inalação daspoeiras e fumaças emitidas pelo sitio de tratamentoou de destinação final, da ingestão de água e alimentoscontaminados, pela lixiviação desses resíduos dolocal de destinação para as águas subterrâneas ou superficiaise destas para a cadeia alimentar (JOHNSON,1997; NAVA, 1996).Downloads
Publicado
2012-12-14
Como Citar
Ferreira, F. G., Toledo, M. I. de, Filho, N. A., Lima, S. L. T. de, & Fraceto, L. F. (2012). PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 22(11/12), 8–12. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/59
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).