CARACTERIZAÇÃO DO USO DE MEDICAMENTOS ENTRE IDOSOS CADASTRADOS EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE DIAMANTINA, MINAS GERAIS, BRASIL, 2011
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e3.a2014.pp157-165Palavras-chave:
Idoso, Polifarmácia, Atenção Primária à Saúde, Epidemiologia DescritivaResumo
Este estudo visa caracterizar o acesso e uso de medicamentos entre os idosos cadastrados em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, em Diamantina, Estado de Minas Gerais, Brasil. Estudo descritivo com idosos (idade igual ou superior a 60 anos) cadastrados na unidade de saúde no período de janeiro a dezembro de 2011, com a realização de entrevistas domiciliares e aplicação de um questionário semi-estruturado e padronizado. A média de medicamentos consumidos foi 2,6 por idoso e a polifarmácia evidenciada em 18,3% dos casos. Dos medicamentos prescritos, 82,5%, foram dispensados gratuitamente no sistema público do município, destes 64,2% eram para o sistema cardiovascular. Os cardiovasculares foram à classe de medicamentos mais utilizada (diuréticos e sistema renina angiotensina com 61,3%). Desta forma os resultados apresentados foram comparáveis ao encontrado em outras pesquisas sobre o uso de medicamentos por idosos, confirmando a importância dos medicamentos na atenção à saúde do idoso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).