ESTUDO COMPARATIVO DE FORMULAÇÕES DE FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR DE FARMÁCIAS MAGISTRAIS UTILIZANDO SIMULADORES
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e4.a2014.pp251-257Palavras-chave:
radiação ultravioleta, Fator de Proteção Solar, protetores solaresResumo
A importância do uso de protetor solar tem sido amplamente divulgada na mídia. Há muitas opções de formulações de protetor solar disponíveis no mercado magistral, incluindo uma gama de fatores proteção solar e preços. No momento da compra, dúvidas e controvérsias podem surgir em relação ao fator de proteção ideal e suficiente para minimizar os efeitos da radiação ultravioleta. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar formulações de fotoprotetores disponíveis em farmácias de manipulação. Seis formulações foram testadas com fator de proteção solar atribuído por farmácias de manipulação no Estado de São Paulo. Foram observadas discrepâncias entre fator rotulado e eficácia em alguns protetores solares testados. Os resultados mostraram que algumas formulações não atingiram o fator de proteção solar descrito na embalagem nem o grau de proteção contra raios UVA, utilizando como base o método Persistent Pigment Darkening (PPD), em relação ao valor mínimo exigido na RDC 30, de 1 de Junho de 2012. Tendo em vista que a fotoproteção é de extrema importância para evitar os efeitos da radiação ultravioleta, há necessidade de um controle mais rigoroso de qualidade na produção de protetores solares manipulados.Downloads
Publicado
2014-12-18
Como Citar
Ramos, P. F., & Giardini, I. J. M. (2014). ESTUDO COMPARATIVO DE FORMULAÇÕES DE FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR DE FARMÁCIAS MAGISTRAIS UTILIZANDO SIMULADORES. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 26(4), 251–257. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e4.a2014.pp251-257
Edição
Seção
Nota Técnica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).