PERFIL DE FORMAS TÓPICAS DO ÁCIDO TRICLOROACÉTICO

Autores

  • Leila Bastos Leal da SILVA Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Davi Pereira de SANTANA Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

As lesões intraepiteliais provocadas pelo Papilomavírus humano (HPV) são a segunda forma mais frequente de lesões precursoras do câncer cervical em mulheres e um dos problemas mais comuns de saúde pública, no Brasil, principalmente no Nordeste do País (Kenney, 1994; Mitchell, 1996) A infecção por HPV induz uma proliferação anormal das células epiteliais da região anogenital, conhecidas como condilomas (Bergeron, 1987).

Dados epidemiológicos demonstram uma forte associação entre estes vírus e as neoplasias anogenitais, incluindo condilomas, dispasias, e câncer cervical (Lorinez, 1992, McQuiston, 1989). Mais de 70 genótipos diferentes de HPV têm sido descritos e destes, aproximadamente 20 são considerados do tipo genito-mucosal, devido à sua prevalência em infecções, nesta região sendo classificadas de alto e baixo risco, de acordo com a frequência em que são detectadas em cânceres cervicais (Ferencky, 1992, Kuram, 1990).

Downloads

Como Citar

Leal da SILVA, L. B., & Pereira de SANTANA, D. (2015). PERFIL DE FORMAS TÓPICAS DO ÁCIDO TRICLOROACÉTICO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 15(1/3), 46–47. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/852

Edição

Seção

Artigo Original