ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO-ESTERÓIDES: USOS CLÁSSICOS E PERSPECTIVAS NO TRATAMENTO DO CÂNCER
Resumo
Os antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) são fármacos com propriedades alangésicas, antipiréticas e antiinflamatórias, sendo sua principal vantagem a ausência de dependência física ou psíquica com o uso prolongado, quando compramos aos opióides. O presente trabalho propõe-se a apresentar uso tradicionais dos AINEs, durante o processo inflamatório, e fazer uma revisão de estudos recentes relacionados ao uso potencial destes fármacos no tratamento e prevenção de neoplasias.
O processo inflamatório ocorre como resposta à lesão tissular e envolve fenômenos bioquímicos e celulares complexos, que resultam na liberação de substâncias chamadas prostaglandinas (PGs), essenciais na hiperalgesia (aumento da percepção da dor). As PGs, juntamente com tromboxanos, sendo sintetizadas, a partir do ácido araquidônico.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).