ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO-ESTERÓIDES: USOS CLÁSSICOS E PERSPECTIVAS NO TRATAMENTO DO CÂNCER

Autores

  • Andressa Bernardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Maria Caroline Jacques Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Resumo

Os antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) são fármacos com propriedades alangésicas, antipiréticas e antiinflamatórias, sendo sua principal vantagem a ausência de dependência física ou psíquica com o uso prolongado, quando compramos aos opióides. O presente trabalho propõe-se a apresentar uso tradicionais dos AINEs, durante o processo inflamatório, e fazer uma revisão de estudos recentes relacionados ao uso potencial destes fármacos no tratamento e prevenção de neoplasias.

O processo inflamatório ocorre como resposta à lesão tissular e envolve fenômenos bioquímicos e celulares complexos, que resultam na liberação de substâncias chamadas prostaglandinas (PGs), essenciais na hiperalgesia (aumento da percepção da dor). As PGs, juntamente com tromboxanos, sendo sintetizadas, a partir do ácido araquidônico.

Downloads

Como Citar

Bernardi, A., & Jacques Silva, M. C. (2015). ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO-ESTERÓIDES: USOS CLÁSSICOS E PERSPECTIVAS NO TRATAMENTO DO CÂNCER. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 14(11/12), 40–43. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/855

Edição

Seção

Artigo Original