CARACTERÍSTICAS DA PRÁTICA FARMACÊUTICA EM FARMÁCIAS DE LONDRINA - PR

Autores

  • José Ruivo S Netto
  • Jakeliny A Yamamoto
  • Lucas Y Bissoqui
  • Marciel B Quiqueto
  • Hissae Sato
  • Joice Mara Cruciol e Souza

Resumo

No século XVIII, botica e boticário eram as palavras que identificavam a farmácia e o farmacêutico que preparava e administrava as curas aos enfermos, no Brasil. Havia crescente prestígio e importância para o farmacêutico na sociedade brasileira (Zubioli, 1992). Mas isso não sobreviveu, até o inicio do século XX. A farmácia brasileira se tornou um estabelecimento comercial e perdeu seu espaço destinado à saúde para os atuais e modernos salões de venda de medicamentos de hoje.

A industrialização do medicamento foi uma das responsáveis pela dramática mudança na farmácia. No entanto, por esta mesma razão é que, hoje, se abre a grande oportunidade de recuperar o importante papel social do farmacêutico. A enorme quantidade de medicamentos disponíveis no mercado e sua variada ação farmacológica, demonstra a necessidade de um profissional especializado com o conhecimento para garantir o uso correto dos medicamentos (Hepler & Strand, 1990).

Downloads

Como Citar

Netto, J. R. S., Yamamoto, J. A., Bissoqui, L. Y., Quiqueto, M. B., Sato, H., & Cruciol e Souza, J. M. (2015). CARACTERÍSTICAS DA PRÁTICA FARMACÊUTICA EM FARMÁCIAS DE LONDRINA - PR. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 14(11/12), 53–54. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/860

Edição

Seção

Artigo Original