ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA UNIDADE MUNICIPAL DE SAÚDE DO MARACAJA
Resumo
O diagnostico da assistência farmacêutica consiste no levantamento de informações pertinentes ao setor farmacêutico e informações gerais a cerca dos serviços de saúde prestados pelos estabelecimentos de saúde, a fim de subsidiar ações que provam o uso racional de medicamentos, a partir de decisões políticas do órgão central da Secretaria de Saúde. A metodologia implicou em um estudo exploratório, descritivo baseado em informações coletadas na Unidade Municipal de Saúde do Maracajá no Distrito do Mosqueteiro, em amostragem aleatória simples e estratificada sobre dados epidemiológicos e sóciodemográfico da comunidade, determinação do perfil da UMS, avaliação dos indicadores da assistência farmacêutica na UMS.
Os resultados obtidos na pesquisa demonstra que a Unidade Municipal do Maracajá encontra-se desorganizada do ponto de vista a que preconiza a Organização Pan-americana de Saúde (Opas). A UMS Maracajá é uma unidade considerada a Atenção Primária de Saúde, cujas ações seguem basicamente os programas do Ministério da Saúde. Quanto aos indicadores da assistência farmacêutica, revelam a precariedade desse sistema, a começar pela seleção, que não utiliza os critérios técnico-científicos preconizados pela Opas, a programação de medicamentos é feita de forma não considerar as demandas atendidas conforme orientação da Organização Mundial de saúde (OMS).Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).