ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA UNIDADE MUNICIPAL DE SAÚDE DO MARACAJA

Autores

  • Antônio Jorge Ataide Souza
  • Warlene Xavier Conceição
  • Orenzio Soler

Resumo

O diagnostico da assistência farmacêutica consiste no levantamento de informações pertinentes ao setor farmacêutico e informações gerais a cerca dos serviços de saúde prestados pelos estabelecimentos de saúde, a fim de subsidiar ações que provam o uso racional de medicamentos, a partir de decisões políticas do órgão central da Secretaria de Saúde. A metodologia implicou em um estudo exploratório, descritivo baseado em informações coletadas na Unidade Municipal de Saúde do Maracajá no Distrito do Mosqueteiro, em amostragem aleatória simples e estratificada sobre dados epidemiológicos e sóciodemográfico da comunidade, determinação do perfil da UMS, avaliação dos indicadores da assistência farmacêutica na UMS.

Os resultados obtidos na pesquisa demonstra que a Unidade Municipal do Maracajá encontra-se  desorganizada do ponto de vista a que preconiza a Organização Pan-americana de Saúde (Opas). A UMS Maracajá é uma unidade considerada a Atenção Primária de Saúde, cujas ações seguem basicamente os programas do Ministério da Saúde. Quanto aos indicadores da assistência farmacêutica, revelam a precariedade desse sistema, a começar pela seleção, que não utiliza os critérios técnico-científicos preconizados pela Opas, a programação de medicamentos é feita de forma não considerar as demandas atendidas conforme orientação da Organização Mundial de saúde (OMS).

Downloads

Como Citar

Souza, A. J. A., Conceição, W. X., & Soler, O. (2015). ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA UNIDADE MUNICIPAL DE SAÚDE DO MARACAJA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 13(1/2), 60–68. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/969

Edição

Seção

Artigo Original