ISOFORMAS DO CITOCROMO P450 E OUTROS FATORES QUE ALTERAM A BIOTRANSFORMAÇÃO DE FÁRMACOS
Resumo
A maioria dos fármacos possui caráter lipofílico e, em pH fisiológico, permanecem não ionizados ou parcialmente ionizados. Devido a estas características, os menos tenderiam a permanecer no organismo, já que seriam reabsorvidos nos rins, após a filtração glomerular. Visando a eliminar estas substâncias exógenas, o organismo pode lançar mão de sistemas enzimáticos utilizados normalmente para a degradação de substâncias endógenas. Desse modo, a biotransformação é a transformação enzimática dos fármacos em metabólitos, com características mais hidrofílicas, tendo como objetivo facilitar a excreção pelo organismo. O termo metabolismo relaciona-se ao processo de transformação enzimática de substâncias endógenas, como aminoácidos, esteroides, glicídios, entre outros. No entanto, é também utilizado como sinônimo de biotransformação de fármacos.Downloads
Como Citar
Streck, E. L., & Costa, T. D. (2015). ISOFORMAS DO CITOCROMO P450 E OUTROS FATORES QUE ALTERAM A BIOTRANSFORMAÇÃO DE FÁRMACOS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 11(11/12), 36–41. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/978
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).